UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
H.Etchebaster/Divulgação

Nome completo:
Daniel Rabha Nunes Santiago

Data e local de nascimento:
10/10/1978, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
85 kg / 1,84 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Classe:
J/24

Função:
Regulador de velas

Participações em Pan-Americanos:
Santo Domingo-03

Campanha no Rio-07:
Ouro na J24

Participações em Olimpíadas:
Nenhuma

Daniel Santiago

Daniel Santiago fez parte de uma tripulação vencedora. Ele havia acabado de se sagrar campeão mundial e, com isso, o resultado não poderia ser outro no Rio de Janeiro: medalha de ouro na classe J24 em um barco capitaneado por Maurício Santa Cruz.

Nascido na cidade de Niterói em 1978, é velejador desde os 11 anos de idade. Começou no esporte por brincadeira: em Angra dos Reis, onde passava as férias de verão, aprendeu a velejar com seus amigos. Aos poucos, o que era apenas uma diversão das férias passou a ser levado a sério.

Com 28 anos, Daniel é o mais novo integrante da experiente tripulação de Maurício Santa Cruz. Assim como seus companheiros, é especialista em embarcações grandes, da classe Oceano. Tanto que é tricampeão da tradicional Regata Santos-Rio (1999, 2002 e 2003) e recordista da Regata Vitória-Trindade-Vitória.

Ele já velejou em outras classes olímpicas e pan-americanas, como a Star, mas sem o mesmo sucesso dos barcos de Oceano ou na J/24. A explicação quem dá é o timoneiro do grupo, Maurício Santa Cruz: “O J/24 é um mini-Oceano. Por isso é que a tripulação está tão adaptada”.

Ao lado de Santa Cruz e João Carlos Jordão, é um dos remanescentes do Pan de Santo Domingo-2003, no qual ficaram com a medalha de prata. Também com “Santinha”, foi vice-campeão mundial em 2005 e campeão mundial em 2006.