UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Fotocom/Divulgação

Nome completo:
Cláudio Biekarck

Data e local de nascimento:
16/05/1951, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
81 kg / 1,86 m

Residência:
São Paulo (SP)

Classe:
Lightning

Função:
Timoneiro

Participações em Pan-Americanos:
México-75, Caracas-83, Indianápolis-87, Havana-91, Mar del Plata-95, Winnipeg-99 e Rio-07

Campanha no Rio-07:
Bronze na lightning

Participações em Olimpíadas:
Montréal-76 (4º colocado) e Moscou-80 (4º colocado)

Cláudio Biekarck

Cláudio Biekarck é o nome do Brasil na classe lightning. Mas a experiência dele não foi suficiente para a queda do barco nacional na reta final. Ele chegou na rodada final com chance de ser ouro, mas perdeu uma posição e terminou com o bronze.

Biekarck é uma lenda da vela brasileira. Aos 55 anos, disputará seu sétimo pan-americano. E, não bastasse ser o recordista em participações do esporte nacional, Klaus, como é conhecido entre os velejadores, ainda é medalha certa, com seis pódios pan-americanos.

A carreira de Biekarck nos Jogos começou e, 1975, na Cidade do México, quando conquistou a medalha de prata na classe Finn. Oito anos depois, em Caracas-1983, veio o único ouro da carreira, já na Lightining. Foi bronze em Indianápolis-1987 e Havana-1991 e conquistou a prata em Mar del Plata-1995 e Winnipeg-1999, sempre na Lightning.

Em Olimpíadas, tem duas participações e quase conquistou medalha em ambas. Ele foi o quarto colocado na classe Finn nos Jogos de Montreal-1976 e Moscou-1980. Após a Olimpíada soviética, Biekarck abandonou a Finn e passou a se dedicar a classe Lightining, que no passado era uma das mais fortes da vela brasileira, mas hoje é considerada familiar.

Apesar não se dedicar integralmente à vela, Klaus dificilmente fica longe de um barco. Ele compete regularmente em regatas em embarcações maiores, na classe Oceano. É figurinha carimbada da Semana de Vela de Ilhabela, a mais importante competição da modalidade no país, por exemplo.

Até Sydney-2000, ele foi o técnico de Robert Scheidt, hoje oito vezes campeão mundial e bicampeão olímpico da classe Laser.