UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Fotocom/Divulgação

Nome completo:
Bernardo Lichtenberg Low-Beer

Data e local de nascimento:
02/09/1986, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
70 kg / 1,76 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Classe:
Sunfish

Participações em Pan-Americanos:
Rio-07

Campanha no Rio-07:
7º lugar

Participações em Olimpíadas:
Nenhuma

Bernardo Low-Beer

Bernardo Low-Beer teve dificuldade no Pan do Rio. Desde o começo, não conseguiu emplacar boas regatas e terminou apenas na sétima colocação. Com isso, ficou fora da "Regata da Medalha", que reuniu os cinco melhores da competição.

Antes disso, Low-Beer havia conseguido a classificação mais tranqüila para o Pan. O grande trunfo do estudante, de 20 anos de idade, foi conseguir US$ 3.500 com o pai empresário para importar um barco da classe Sunfish, inexistente no país, mas incluída no programa do Pan. Em seu atalho, o próximo passo foi conseguir a liberação aduaneira da embarcação a tempo de participar da seletiva da formação da equipe brasileira.

Único inscrito da classe, ele conquistou a vaga sem nunca ter disputado uma regata com o barco. Aliás, antes do Pré-Pan, entrou na água apenas quatro vezes para velejar com o modelo de barco que não existe no Brasil.

"Quando saiu a definição das classes do Pan, eu fui para a internet pesquisar. Percebi que o Sunfish não era popular no Brasil, que eu tinha o biótipo ideal para o barco, e que não era uma classe muito técnica. Eu me encaixava no perfil e vi aí um jeito fácil para chegar ao Pan", conta o velejador, que normalmente compete na classe 470, que faz parte do programa olímpico, mas não pan-americano.

Caminho fácil, mas com alguns obstáculos. Bernardo iniciou o processo de importação em setembro. A embarcação foi comprada em Miami (EUA), através de um revendedor baseado no México. Após esperar meses entre embarque e transporte, o veleiro chegou ao Rio, mas a espera foi ainda maior para o desembaraço na alfândega. "Até agora, foi a parte mais difícil do processo, negociar a liberação, esperar o desembaraço. Comprei há seis meses e o barco só chegou uma semana antes do Pré-Pan", conta Bernardo.

Um Sunfish custa US$ 3.500 nos Estados Unidos. O Optimist, barco-escola por excelência e um dos mais baratos no mercado, não sai muito mais em conta, custando cerca de US$ 2.000. "Mas, para trazer para o Brasil, com custo de importação e tudo mais, quase dobra o valor. Mas, mesmo assim, o preço é ainda barato, quase um Optimist", diz Bernardo.