UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
AFP

Nome completo:
Bernardo Müller Carioba Arndt

Data e local de nascimento:
10/06/1967, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
75 kg e 1,84 m

Residência:
Ilhabela (SP)

Classe:
Hobie Cat 16

Função:
Timoneiro

Participações em Pan-Americanos:
Havana-91, Mar del Plata-95, Santo Domingo-03 e Rio-07

Campanha no Rio-07:
Desclassificado

Participações em Olimpíadas:
Seul-88 (10º colocado), Barcelona-92 (13º colocado) e Atlanta-04 (8º colocado)

Bernardo Arndt

Bernardo Arndt preferiu não competir mais na hobie cat ao fim do Pan. Considerando que foi injustiçado após ver seu barco ser desclassdificado, ele disse que não tem mais condições de competir nessa classe.

Arndt liderava, ao lado de Bruno Oliveira, a competição com facilidade e, inclusive, já tinha a medalha de ouro assegurada. No entanto, os adversários fizeram um protesto por causa de uma irregularidade em um componente do barco brasileiro, e os juízes decretaram a eliminação.

Bernardo Arndt começou a velejar ainda criança, aos sete anos de idade, por influência de familiares e amigos. A paixão pelo esporte foi tamanha que ele jamais praticou outra modalidade, arriscando-se no máximo a tentar alguma variação, como o windsurfe.

Fez sua estréia em Olimpíadas aos 21 anos, em Seul-1988, quando ficou em décimo lugar na classe 470 velejando ao lado de Carlos Wanderley. Três anos depois, já com Eduardo Costa como parceiro, conquistou o título mais importante de sua carreira ao ficar com a prata na classe 470 no Pan de Havana.

Disputou os Jogos pela segunda vez em Barcelona-1992, mas o resultado acabou sendo pior que o de quatro anos antes: 13º lugar. Sua parceria mais longa e duradoura é justamente na classe olímpica 470. Arndt, ou Baby, como é chamado pelos velejadores, começou a velejar com Alexandre Paradeda em 1995. Os dois não se classificaram para Atlanta-1996, se separaram em 1998 e voltaram a competir juntos em 2003. Foram aos Jogos de Atenas-2004 e continuam velejando juntos por uma vaga em Pequim-2008.

Em Pan-Americanos, Bernardo foi para Santo Domingo-2003 com Renata Meneghelo como proeira. Os dois, porém, perderam a medalha na última regata, após um acidente. A parceria com Bruno Oliveira é recente e tem apenas dois anos. O principal resultado foi a conquista da vaga brasileira, em disputada apertada Com José Roberto de Jesus, até a última regata da seletiva.