Data e local de nascimento:
15/11/1970, no Rio de Janeiro (RJ)
Peso/Altura:
81 kg / 1,93 m
Residência:
Rio de Janeiro (RJ)
Classe:
J/24
Função:
Tático
Participações em Pan-Americanos:
Rio-07
Participações em Pan-Americanos:
Ouro na J24
Participações em Olimpíadas:
Nenhuma
Alexandre Saldanha
Alexandre Saldanha deixou o Rio de Janeiro com a medalha de ouro. Ele competiu com um barco campeão mundial e confirmou o favoritismo em um veleiro capitaneado por Maurício Santa Cruz.
Quando garoto, Alexandre Saldanha jogava golfe. Aos nove anos, porém, cedeu à influência do pai, Alexandre Barbosa, e arriscou seus primeiros passos na vela. O pai o levou à escolinha de vela do Iate Clube do Rio de Janeiro, onde começou a velejar.
Desde então, não parou mais. Em casa contava também com o apoio da mãe, Sônia Saldanha. Em 1982, Alexandre começou a se destacar na classe Optimist, em que foi campeão Sul-Americano dois anos depois.
Saldanha é o único da tripulação de Maurício Santa Cruz que não estava no Pan de Santo Domingo, há quatro anos. Seu lugar na tripulação, na época, era de Alan Adler, campeão mundial da classe Star, velejador olímpico e hoje dirigente da Federação Brasileira de vela.
Apesar disso, ao lado de Santa Cruz na principal conquista da tripulação na J/24: o Mundial da Austrália, em 2005. Na ocasião, João Carlos Jordão não competiu.
Botafoguense fanático, Alexandre Saldanha tem parentesco com uma lenda do futebol brasileiro: João Saldanha, técnico da seleção brasileira em 1970, sacado antes da conquista do tricampeonato da Copa do Mundo.