UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Virgílio de Castilho Barbosa Filho

Data e local de nascimento:
25/07/1975, em Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
63 kg /1,74 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
13ª colocação

Virgílio de Castilho

O carioca Virgílio de Castilho era o único da atual equipe masculina com medalha pan-americana. Com a conquista do bronze de Juraci de Almeida, Virgílio perdeu o status de antigamente. Em 2003, ele terminou em segundo lugar, conquistando o segundo terceiro do triatlo brasileiro na história.

Na edição de 2007, porém, não foi muito bem. Terminou em 13º lugar, muito cansado. A estafa era tanta que o brasileiro teve que ser carregado após cruzar a meta final.

Com 32 anos, seu começo no triatlo foi quando tinha 19. O pai também foi triatleta e usou o mesmo nome. A primeira conquista no esporte veio 1998, quando venceu a primeira etapa do Troféu Brasil. Em semanas consecutivas, venceu quatro provas na temporada.

O ano de 2003, porém, foi o melhor da carreira do triatleta. Ele conquistou o Campeonato Brasileiro, o Sul-Americano em maio e ainda foi segundo no Internacional de La Paz, na Bolívia. Além da medalha de prata na República Dominicana.

Depois da medalha, porém, não manteve os bons resultados. Não se classificou para as Olimpíadas, ficando atrás de Juraci Moreira, Leandro Macedo e Paulo Miyasiro. Nesse ano, foi vice-campeão brasileiro, mas completou apenas duas provas da Copa do Mundo: foi 25º em Cancún e 20º em Mazlatán, ambos no México.

Depois de tantos revezes, Virgílio que deixar de vez para trás a má fase. Assim, o treinamento para o Pan foi. O triatleta teve uma rotina pesada, que começava nas primeiras horas da manhã. Por semana, foram 300 quilômetros de ciclismo, 100 de corrida e outros 20 de natação.