UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Sandra Soldan

Data e local de nascimento:
19/09/1973, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
56 kg / 1,65 m

Residência:
Rio de Janeiro (SP)

Participações no Pan:
Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
19º lugar

Sandra Soldan

Com 33 anos, a carioca Sandra Soldan competiu o que pode ser seu último Pan-Americano e terminou com a 19ª colocação. Ficou à frente apenas de sete atletas, uma vez que três das 29 atletas que largaram a prova, desistiram.

Formada em Medicina, profissão que pretende seguir quando deixar de competir profissionalmente no triatlo. Durante a adolescência, dedicou-se à natação, disputando campeonatos pelo Flamengo. Para manter a forma física, corria em torno da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Gostou tanto de correr, que, de 1991 a 1995, disputou campeonatos de duatlo.

Em 1995, aos 21 anos, iniciou sua carreira no triatlo por influência do marido, o triatleta Carlos Eugênio, o Nenê. Em junho de 1997, concluiu o curso de Medicina e começou a se dedicar exclusivamente aos treinos. No mesmo ano, sagrou-se campeã sul-americana.

Em 2002, conseguiu um feito histórico para o Brasil, sendo a primeira mulher da elite do triatlo latino-americano a conquistar um Mundial da Federação Internacional de Triatlo (ITU), sagrando-se campeã de aquatlo, no México.

Em sua estréia nas Olimpíadas, em Sydney-2000, foi a melhor brasileira e também a triatleta sul-americana mais bem posicionada, terminando na 11ª colocação. Em 2004, em Atenas, não repetiu o bom desempenho.

Em Atenas, uma contusão no glúteo a tirou da disputa. Sandra havia saído da prova de natação na 18ª colocação, mas, logo no início da prova de ciclismo, começou a sentir dores e não conseguiu prosseguir na prova. Ela foi a primeira competidora a abandonar a competição em Atenas.

Passados três anos, as dores não foram totalmente excluídas da sua rotina de treinos. Mas mesmo assim ela garantiu que estava 100% para competir no Pan. Competição que, provavelmente foi a última na categoria do triatlo olímpico. Daqui para frente ela afirma que treinará para provas mais longas, podendo, quem sabe, se arriscar em um Ironman.