UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Mariana Ohata

Data e local de nascimento:
26/10/1978, em Brasília (DF)

Peso/Altura:
50kg/1,57m

Residência:
Brasília (DF)

Participações no Pan:
Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Sexto lugar

Mariana Ohata

A brasiliense Mariana Ohata chegou ao Pan como a melhor brasileira da última temporada e terminou como a melhor brasileira nos Jogos. A única brasileira, incluindo os homens, que conquistou a vaga no Rio 2007 com antecipação terminou a prova em sexto lugar e bastante emocionada: "Estou frustrada porque essa torcida foi maravilhosa e é como se eu fosse campeã. Queria muito retribuir esse carinho com uma medalha, mas não deu. Dei tudo de mim, mas não é todo dia que a gente está bem."

Na equipe brasileira desde o Pan de Winnipeg, é considerada uma das melhores triatletas do mundo. Um dos motivos é genético: é filha de um ex-campeão mundial de natação, Milton Ohata.

A boa fase antes do Pan, porém, é incomum na carreira da atleta. Em 2002, Mariana foi notificada de que um de seus testes antidoping havia acusado resultado positivo. No processo, comprovou que os remédios manipulados que ingeria foram contaminados com uma substância proibida. Mesmo assim, recebeu uma suspensão de 60 dias.

Afastou-se do esporte, pensou em abandonar a carreira. Mas, com o apoio de amigos, família e patrocinadores, acabou desistindo da idéia. Em 2003, voltou a competir partindo da estaca zero, sem expectativas. Em pouco tempo, deu a volta por cima e conquistou os melhores resultados de sua carreira.

Em Madri, tornou-se a primeira brasileira a subir em um pódio na Copa do Mundo, com a segunda posição. Com os bons resultados, fechou o ano em décimo lugar no ranking mundial, sua melhor colocação.

Nas Olimpíadas, disputou duas edições, mas só completou a segunda. Apesar de ter chegado apenas em 37º em Atenas-2004, foi a única brasileira que não abandonou a prova, apesar de todo o cansaço e do calor. Ao atravessar a linha de chegada, a triatleta brasiliense desabou em lágrimas, pois sabia que tinha se superado.

O ano de 2007, também esteve nos planos de Mariana como o último Pan-Americano. Depois disso a atleta ainda pretende competir na Olímpíada de Pequim e encerrar o ciclo na seleção que já dura quase 15 anos. A atleta diz que irá voltar para Brasília e focar-se nos estudos: "Estou ha dez anos tentando terminar a faculdade", brinca.

A melhor atleta de 2006, efetuou uma sequência de treinamentos bastante rigorosa em São Carlos, onde mora por um ano e meio. Treinou bastante, mas acabou apenas com a sexta colocação.