UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Juraci Moreira

Data e local de nascimento:
02/06/1979, em Curitiba (PR)

Peso/Altura:
75kg/1,89m

Residência:
Curitiba (PR)

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Juraci Moreira

Uma espetacular recuperação de Juraci Moreira lhe rendeu a medalha de bronze no triatlo masculino dos Jogos Pan-Americanos 2007. O triatleta saiu da natação em 16º lugar, mas acabou terminando em terceiro.

Em 1996, Juraci Moreira ficou encantado ao assistir pela televisão o nadador Gustavo Borges recebendo uma medalha olímpica. Mal sabia o curitibano que, quatro anos depois, ele estaria entre os atletas que defenderiam o Brasil nos Jogos de Sydney. Aos 21 anos, Moreira era o triatleta mais jovem que competia na Olimpíada. O 22º lugar foi considerado um resultado satisfatório, tendo em vista sua carreira precoce.

Começou sua carreira de triatleta aos 15 anos, quando resolveu disputar uma prova de aquatlo e obteve a segunda colocação. Antes disso, o paranaense praticava somente natação. Em 1998, quando tinha 19 anos, tornou-se o primeiro atleta Júnior a vencer um Campeonato Brasileiro Adulto, competição que voltaria a vencer mais quatro vezes.

Em 2002, conquistou o terceiro lugar na Copa do Mundo, no Japão, além de ter sido campeão do Pré-Olímpico, na Guatemala. No ano seguinte, uma série de lesões comprometerem seus resultados.

Além disso, acabou perdendo a vaga para o Pan de Santo Domingo - os pneus da sua bicicleta furaram na disputa da seletiva. Naquele mesmo ano, no entanto, Moreira voltou à sua forma e carimbou o passaporte para os Jogos de Atenas, mas terminou em 41º de 50 competidores.

Nesta temporada, voltou a competir bem: ficou entre os 15 primeiros colocados em duas etapas da Copa do Mundo. Na Hungria, ele foi o 11º colocado e, na Alemanha, terminou na 12ª posição.