UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Carla Priscile Moreno

Data e local de nascimento:
19/09/1976, em São Carlos (SP)

Peso/Altura:
50 kg /1,64 m

Residência:
Santos (SP)

Participações no Pan:
Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Nono lugar

Carla Moreno

Na edição dos Jogos Pan-Americanos de 2007, Carla Moreno disputou o que pode ser seu último Pan. E não foi tão bem quanto nos anteriores. Conseguiu apenas a nona colocação e um aparentando um cansaço que não lhe era comum. Ela que normalmente chega ao final da prova conversando perfeitamente, não quis nem dar entrevistas alegando exaustão.

Sua vida esportiva dentro das piscinas, praticando natação. Depois veio o gosto pela corrida e a atleta passou a disputar provas de rua. Aos 19 anos, adicionou o ciclismo à rotina de treinamentos e abraçou definitivamente o triatlo.

Não demorou muito para se consolidar como uma das principais atletas do país na modalidade, conquistando importantes títulos nacionais e internacionais. O primeiro grande momento da carreira foi no final da década de 90, quando faturou o bicampeonato do Troféu Brasil (1998 e 1999) e a medalha de prata em Winnipeg-1999.

Em boa fase, fez sua estréia nos Jogos Olímpicos em Sydney-2000, mas não completou a prova. O revés não abateu a triatleta, que se consolidou entre as primeiras colocadas do ranking mundial da modalidade. Em 2002, chegou a ocupar a sétima colocação na lista.

Mas foi 2003 a grande temporada de Carla Moreno. Com um quarto lugar, ela não conseguiu repetir no Pan de Santo Domingo a a medalha de prata conquistada quatro anos antes, mas foi campeã sul-americana e tornou-se a primeira brasileira a vencer uma etapa da Copa do Mundo, no Rio. Desde então, venceu mais uma etapa do circuito internacional, em 2004, e se aventurou no Ironman.

Nos anos de 2006 e 2007, Carla deixou de lado as competições mais longas e voltou a se dedicar ao triatlo olímpico, sua especialidade. A triatleta chegou a competir duas provas com um intervalo menor o que oito horas. Treinando em Santos, cidade em que mora, a brasileira tem a melhor corrida da seleção, Carla era grande esperança para a medalha para os Jogos Pan-Americanos 2007.

Mas não foi e deve abandonar a seleção. O motivo é a falta de apoio, principalmente financeiro, que a triatleta vem recebendo. Assim, a conquista do primeiro lugar no Pan serviria para fechar sua participação na seleção com chave de ouro. Mas acabou trancada à força, com uma pesada corrente.