UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Antônio Marcos de Souza Silva

Data e local de nascimento:
27/03/1977, em Fortaleza (CE)

Peso/Altura:
61 kg / 1,69 m

Residência:
Vitória (ES)

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Não conseguiu classificação

Antônio Marcos

Aos 30 anos, o cearense Antonio Marcos finalmente representou o Brasil em uma competição importante. O triatleta tentou, sem sucesso, competir no Pan-Americano de santo Domingo-2003 e nas Olimpíadas de Atenas-2004, mas sem sucesso. Porém o resultado não foi o que ele esperava. Não conseguiu classificação por conta de um problema na panturrilha.

A "demora" para entrar na elite do esporte brasileiro é facilmente explicada: Antonio Marcos chegou tarde ao triatlo. Nadador, ele participou de seu primeiro triatlo apenas aos 19 anos, no Ceará.

Um amigo, dono de uma academia em Fortaleza, o convidou para participar de uma prova de revezamento de triatlo. No primeiro ano, ele disputou apenas a natação. No segundo, o amigo perguntou: "Marquinhos, você acha que consegue fazer sozinho?" A resposta veio rápida: "Se você me arranjar uma bicicleta, eu consigo".

Depois disso, a carreira entrou em ascensão. De nadador mediano, ele se tornou um dos melhores do triatlo no Ceará. Até que, em 2002, ficou em sétimo lugar em uma seletiva para a seleção brasileira de triatlo. "Todos os melhores do Brasil estavam lá e eu competi de igual para igual. Foi aí que percebi que poderia viver do triatlo", lembra.

Desde então, Marquinhos se tornou um dos melhores do país. Em 2003 e 2004 conseguiu dois terceiros lugares na etapa brasileira da Copa do Mundo e ainda foi campeão brasileiro de 2006. Para ficar com a vaga no Pan, foi oitavo na última seletiva, na etapa de Cancún da Copa do Mundo.

Com a vaga, os treinamentos para o Pan aumentaram. E os resultados também. Marcos participou do Campeonato Brasileiro de Triatlo e conquistou o ouro. Foi o suficiente para que ele adquirisse toda a segurança necessária para enfrentar os adversários do Pan. Mas não foi o suficiente. Antônio Marcos ficou próximo dos últimos colocados e ainda foi criticado pelo companheiro Juraci Moreira por não ter ajudado nos 40 km do ciclismo.