UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Esporte de acrobacia faz reestréia no Pan

Reuters

Trampolim acrobático nasceu nas atividades dos artistas de circo

Não existe uma data precisa para o surgimento do trampolim. Na Idade Média, acrobatas de circo já usavam tábuas de mola em suas apresentações, assim como os trapezistas utilizam redes de segurança. Como esporte, a modalidade passou a ser disputada quando o norte-americano George Nissen patenteou a cama elástica, em 1936.

Utilizado nas aulas de educação física de escolas e universidades, o trampolim também foi introduzido nos treinamentos militares durante a Segunda Guerra Mundial. Já as primeiras competições internacionais foram disputadas em Londres, na Inglaterra, em 1964. Neste mesmo ano, foi fundada a Federação Internacional de Trampolim (FIT).

Em 1997, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou o trampolim acrobático no programa oficial dos Jogos Olímpicos de Sydney-2000, mas exigiu mudanças na organização do esporte. Assim, desde o dia 1° de janeiro de 1999, a FIT deixou de existir e a modalidade foi integrada à Federação Internacional de Ginástica (FIG).

Nos Jogos Pan-Americanos, o esporte fez sua estréia na Cidade do México-55 como uma modalidade da ginástica artística. Depois de participar também do Pan de 1959, em Chicago, o esporte foi retirado do programa. O retorno deveria ter acontecido em Santo Domingo-2003, mas a falta de atletas fez com que a Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana) decidisse que a modalidade só voltaria a ser realizada a partir dos Jogos do Rio em 2007.