UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Fátima de Carvalho Rocha

Data e local de nascimento:
09/12/1968, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
64 kg / 1,74 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Prova:
Arco recurvo

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Eliminada nas oitavas-de-final na disputa individual e eliminada nas quartas-de-final na disputa por equipes

Fátima Rocha

Se Fátima tivesse nascido entre 20 de fevereiro a 20 de março, talvez acabasse em uma piscina. Mas não. Estava escrito nas estrelas e ela acabou nascendo no mês de dezembro. Em sua época de faculdade de desing industrial, ela decidiu levar bastante a sério a origem do seu signo, Sagitário, e acabou se tornando uma arqueira da seleção brasileira que competirá nos Jogos Pan-Americanos de 2007.

"Sempre tive muita curiosidade sobre o meu signo do zodíaco, o Sagitário, que é um centauro arqueiro. Fui atrás para descobrir o que era e conheci o tiro com arco", conta. Conheceu e se apaixonou. Tanto que conseguiu conquistar o Campeonato Brasileiro por seis vezes consecutivas, desde 1998 quando ela começou no esporte até 2003.

Foi no ano da sua última conquista nacional que ela conseguiu uma vaga para competir no Pan de 2003. Primeira colocada no ranking nacional, apenas ela e o atleta Leonardo Lacerda conseguiram a vaga em uma delegação que foi a mais reduzida dos brasileiros: apenas dois atletas e um técnico.

Única arqueira brasileira no Pan, ela recorda da pressão que sentia durante as competições. "Em 2003, éramos só eu e o Léo, então era toda responsabilidade em cima de nós dois". Resultado: Fátima caiu na primeira rodada.

Talvez por conta de toda essa pressão Fátima acabou com uma séria lesão no ombro. Mesmo assim, ela não desanimou e, quatro anos depois, voltou otimista para competir no seu segundo Pan. "Este ano teremos uma equipe completa, com a cobrança diluída entre os atletas, não será aquela pressão toda de novo. Concentração e calma são essenciais em uma competição, se você fica nervoso, esquece..."

Além da pressão diluída, Fátima contava com a vantagem de morar no Rio e conhecer o local onde serão disputadas as provas. "Muito calor significa pouco rendimento. Aqui no Rio já conheço a reação do vento, a intensidade da luz, e tudo isso influencia", avalia a carioca.

A vantagem não se transformou em mais pontos para Fátima. No torneio individual, a brasileira foi elimanda ao perder para a mexicana Aida Román por 108 a 105. Já na disputa por equipes, o Brasil não conseguiu vencer seu primeiro duelo e caiu frente ao Canadá por 183 a 200.