UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Wilson Zocolote Jr.

Data e local de nascimento:
07/12/1965, em São José dos Pinhais (PR)

Peso/Altura:
84 kg/ 1,69 m

Residência:
São José dos Pinhais (PR)

Categoria:
Skeet

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
20º no skeet

Wilson Zocolote

Wilson Zocolote atribui sua preferência pela categoria skeet ao gosto pela caça. "Sou de origem italiana, e isso é hereditário, essa coisa de caçador", diz o atirador, que faz associação direta à sua prova no Pan. "Das disputas, a que mais se associa à caça é o skeet. São pratos vindo na sua direção, se afastando, se cruzando. Imita o movimento dos animais", explica. "Para quem assiste, não é monótono quem nem as provas de fossa, é dinâmico."

Formado em administração de empresas, Wilson treina somente aos fins de semana, quando não está trabalhando em seu escritório de loteamento imobiliário. "Minha rotina sempre foi essa, tirar dinheiro do trabalho para poder gastar com os treinos do tiro", conta o atirador, que também tem um gasto extra com combustível , já que mora em São José dos Pinhais, mas treina em Curitiba. "Tem que amar muito o que faz. Se eu colocar na ponta do lápis o que gasto com isso, eu paro de atirar", brinca.

Nas seletivas para Santo Domingo-03, Wilson foi o quarto colocado nas eliminatórias para o Pan, e os critérios de classificação da Confederação desanimaram o atirador, que desistiu do esporte. "Fizeram uma maracutaia na época e convocaram quem era amigo da presidência. Lembro que fiquei tão arrasado, nem por mim, mas pelo Renato Portela que era o dono da vaga, que cheguei a pensar que não valia a pena praticar um esporte levado tão pouco a sério no Brasil." Foram quase dois anos longe da arma.

Este ano, entretanto, Wilson acredita que seja especial para a modalidade. "Tivemos a volta do Frederico Costa (atual presidente da CBTE, reposto por liminar da Justiça em maio) e isso já dá mais tranqüilidade para competir. Voltei ao estande e agora estou empenhado", dizia o atleta antes do Pan.

No Rio, porém, ele não conseguiu um bom resultado. Sem chegar à final do skeet, ficou em 20º na classificação geral da prova.

Treinando quatro vezes por semana, Wilson tem como lema uma frase do golfista norte-americano Tiger Woods. "Uma vez perguntaram pra ele (Woods) como ele tinha tanta sorte para ganhar tantos torneios. Ele respondeu que tem muita sorte, mas que quanto mais treina, mais sorte tem."