UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Vladimir Silveira

Data e local de nascimento:
11/04/1968, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
80 kg / 1,80 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Categoria:
Pistola livre

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
7º na pistola 50 m

Vladimir Silveira

Vladimir Silveira competiu muito bem acompanhado no Pan-Americano 2007. Ele e a mulher, Rachel, conquistaram vaga na seleção brasileira de tiro e estiveram juntos no Rio de Janeiro. Porém, Vladimir não conseguiu se sair bem. Ele chegou à decisão da pistola 50 m em quarto, com chances de conquistar a medalha de bronze, começou bem, mas acabou tirando duas notas abaixo de 7 e terminou em 7º lugar, com 630 pontos.

Antes da competição ele chegou afirmar que estava mais contente com a vaga da mulher: "Estou muito feliz pela minha vaga, mas principalmente, pela dela. Ela é quem sofre mais, tem que tomar conta dos filhos, da casa e ainda arrumar tempo para atirar." Afinal, segundo o atirador, o turno triplo do casal (casa, família e trabalho), é 'culpa' de Rachel. Foi ela quem incentivou o marido a começar a atirar. "Parei no tiro por causa dela. Na época, tive que abandonar o vôlei, esporte de alto impacto, e um ano depois que parei, em 99, comecei a treinar tiro. Pouco depois, começaram a aparecer resultados. E isso foi me motivando", diz Vladimir, suboficial da aeronáutica em Santos.

Os resultados realmente não demoraram. Em 2003, apenas quatro anos depois de começar, ele ficou perto de tentar uma vaga nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo. Vladimir foi bem nas seletivas de 2003, mas como apenas os primeiros do ranking (que contabilizava os resultados dos últimos 12 meses) se classificavam e os bons resultados de Vladimir datavam dos últimos seis meses, ele acabou de fora.

"Na época, o ranking não favorecia. Comecei muito bem, mas não foi suficiente para chegar ao Pan. Foi uma decepção muito grande. Amadureci muito nesses anos. Tinha apenas três anos de tiro, ainda sonhava muito. Hoje estou em um estágio mais avançado", compara.

Para treinar, Vladimir abdicou das horas de lazer. Antes da prova, ele contou que não treinava tanto quanto o tamanho de seus sonhos: "Quando consigo, atiro em torno de 2 horas, nas noites de semana. Mas os principais treinos são nos finais de semana, quando deixo um pouco minhas filhas de lado. É muito pouco, muito aquém para alguém que quer uma vaga nas Olimpíadas, uma medalha no Pan".

O objetivo, porém, era justamente esse: chegar aos Jogos de Pequim. E, apesar dos problemas para arranjar tempo para treinar, Vladimir estava confiante. "No ano passado, me perguntarem sobre a classificação para o Pan e eu respondi da mesma forma: é um começo". A eliminação, porém, acabou sendo mais um obstáculo para seu sonho olímpico que terá que esperar mais alguns anos.