UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Simone Cezar da Rocha

Data e local de nascimento:
11/03/1977, em São João de Meriti (RJ)

Peso/Altura:
80 kg / 1,66 m

Residência:
Campinas (SP)

Categoria:
Carabina 3 posições

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
20º na carabina 3 posições

Simone Cezar da Rocha

Quem conheceu Simone Rocha quando criança nunca imaginaria que ela pudesse, um dia, se tornar uma atleta dos Jogos Pan-Americanos. Muito calma e desajeitada para correr ou bater na bola, ela era o terror dos professores de educação física.

"Sempre que tentava praticar algum esporte, as pessoas falavam: 'essa menina não leva jeito pra nada'. E não levava mesmo. Não me dou bem em nenhum esporte, não me entendo com bola de forma nenhuma. Nem para frescobol eu sirvo. No atletismo, tentei todas aquelas provas e não dava".

Nas palavras da própria atleta, "ainda bem que tem um esporte para mim". O perfil pode parecer não favorecer a prática de nenhuma modalidade, mas Simone achou no tiro esportivo um desafio que a favorecia.

"É um esporte lindo que traz equilíbrio, persistência, perseverança e que me ensinou muita coisa. Foi a modalidade que eu mais gostei e com a qual mais me identifiquei. Apostaram em mim, acharam que daria certo, e atiro até hoje", explica.

Quem apostou, como na maioria dos atiradores da seleção brasileira de tiro, foram as Forças Armadas. Simone fez parte da primeira turma de oficiais intendentes da Academia da Força Aérea, onde entrou em contato com as armas pela primeira vez.

"Conheci o tiro na Academia. Quando os cadetes ingressam, entram em contato com todos os esportes. Se não fosse por isso, nunca teria conhecido o tiro esportivo. Teria, sim, visto o lado negro. Teria conhecido o tiro como, infelizmente, muita gente conhece, pelos noticiários, o que não é nada agradável".

Hoje 1ª Tenente Intendente da Aeronáutica, servindo na região de Campinas, Simone é a primeira de sua família que seguiu carreira militar. "Eu sempre fui atraída pela disciplina e pela hierarquia dessa carreira. Eu queria ser marinheira. Mas a Marinha não era aberta para mulheres e, felizmente, conheci uma carreira tão bonita quanto essa, que é a da Aeronáutica".

Em sua estréia em Jogos Pan-Americanos, Simone não teve um grande resultado. Foi apenas a 20ª colocada na carabina 3 posições.