UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Roberto Schmits

Data e local de nascimento:
04/02/1969, em Novo Hamburgo (RS)

Peso/Altura:
95 kg / 1,87 m

Residência:
Canela (RS)

Categoria:
Fossa olímpica

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
7º na fossa olímpica

Roberto Schmits

Roberto Schmits divide seu tempo entre a família, o trabalho como representante comercial e o tiro, que já é uma paixão antiga. O atleta conheceu o esporte logo aos oito anos de idade, incentivado pelo pai, também atirador.

Seu bom desempenho nas primeiras competições chamou a atenção da Federação Gaúcha de Caça e Tiro, que o chamou para fazer parte da equipe do Rio Grande do Sul no Campeonato Sul Brasileiro de tiro ao prato, disputado com atletas de Uruguai e Argentina. Roberto foi campeão da categoria. Em 2001, como representante de Santa Catarina, sagrou-se campeão brasileiro na categoria sênior com recorde brasileiro: 300 acertos em 300 disparos, na modalidade trape americano.

Devido ao serviço militar, Roberto deixou o tiro de lado e conheceu outro esporte, o motociclismo, e passou a participar de enduros. Quatro anos mais tarde, porém, voltou ao esporte preferido de infância, apesar dos obstáculos para a prática.

"A falta de incentivo e a dificuldade para se conseguir um patrocínio são constantes", observa Roberto. "Além disso, é preciso ter muita persistência e disciplina para deixar o trabalho e a família e se deslocar até Bento Gonçalves, Caxias do Sul ou Veranópolis para treinar. São muitos quilômetros feitos por semana", lembra o atleta.

No preparo para o Pan, Roberto intensificou os treinos, além de freqüentar academia, fazer aulas de ioga e alongamento. O atirador tem o apoio da empresa E.R. Amantino (fabricante das armas Boito).

O resultado no Rio de Janeiro, porém, foi mediano. Sem chegar à final da fossa olímpica, Roberto ficou na 7ª colocação.

Pai de quatro filhos, o atirador se incomoda com o preconceito existente no país em relação ao esporte. ""A associação com violência é equivocada. Tiro é anti-estressante, apura os reflexos e é 100% seguro", resume Roberto.