UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Renata Damy Castro

Data e local de nascimento:
26/06/1961, em Santos (SP)

Peso/Altura:
85 kg / 1,72 m

Residência:
Santos (SP)

Categoria:
Pistola de Ar

Participações no Pan:
Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
15º na pistola de ar 10 m

Renata Castro

A sargento da Polícia Militar Renata Castro não podia deixar de ser atiradora. Quando criança, ela e seu irmão brincavam no quintal de casa, atirando com uma carabina de ar comprimido. Os alvos? No lugar de latas ou plantas, as ligeiras baratas.

Essa vocação, porém, quase se perdeu. Durante 20 anos, no lugar de atirar, seu esporte era o handebol e ela era goleira. "Acho que faltou ter acesso a um lugar para atirar. Sempre gostei do esporte, mas só quando a Polícia Militar me incentivou que voltei a praticar", explica.

O "reencontro" com as armas foi em 1992, quando o comando da PM resolveu montar uma equipe feminina de tiro esportivo. Na ocasião, um dos chefes de Renata teve um papel essencial.

"No início, eu não acreditava que pudesse me tornar uma atleta pan-americana ou olímpica. Foi um coronel aposentado da PM que insistia que eu tinha condição de atirar em uma Olimpíada. Eu não botava fé. Mas ele foi falando tanto que resolvi tentar. E as coisas foram deslanchando. Comecei mesmo em 1994 e já são 13 anos nessa estrada. Não pretendo parar. Atiro enquanto a vista permitir", conta a atiradora.

Ao contrário de muitos de seus companheiros na seleção, Renata não tem problemas para treinar. Ela é instrutora de tiro de sua corporação. "A função que eu exerço ajuda bastante. Enquanto você vai ensinando, você absorve as informações que está passando para os alunos. O trabalho nunca me atrapalhou. Tenho apoio total do meu comando, do meu chefe direto e só tenho que agradecer pelo apoio".

No Rio de Janeiro, Renata disputou seu terceiro Pan, mas, assim como em Winnipeg-1999 e Santo Domingo-2003, não foi bem. Desta vez, terminou a prova da pistola de ar 10 metros em 15º lugar.