UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Luiz Carlos Graça

Data e local de nascimento:
14/11/1957, em São Caetano do Sul (SP)

Peso/Altura:
90 kg / 1,74 m

Residência:
São Caetano do Sul (SP)

Categoria:
Fossa dublê

Participações no Pan:
Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Desistiu de participar no dia da prova

Luiz Carlos Graça

Atleta mais velho da equipe de tiro do Pan, Luiz Carlos Graça enfrentou um dilema familiar que acabou minando sua participação nos Jogos. O atirador de fossa dublê venceu a seletiva e ganhou a vaga da categoria para o Pan. Mas, entre os adversários, estava seu filho, Luiz Fernando Graça, atual reserva da seleção. Apesar de convocado, Luiz desistiu da competição para dar a vaga ao filho.

A decisão, que demorou a ser tomada, foi discutida em família. Mas enquanto não chegava a um acordo, continuou o treinamento intensivo que planejou para 2007, com treinos três vezes por semana. "Sei que deveria atirar mais, mas tenho que trabalhar, não sobra tempo", justifica.

Técnico de telecomunicações, Luiz foi o responsável pela conquista da primeira e única medalha brasileira na modalidade fossa dublê - feito obtido no Pan de Winnipeg-99. Na edição seguinte, o atirador também participou, mas terminou em 15º lugar.

Apesar de ter iniciado o filho Luiz Fernando cedo no tiro, o próprio atirador só começou a atirar aos 33 anos, apesar de ter conhecido o esporte ainda criança. "A primeira vez foi aos 9, 10 anos, mas primeiro trabalhei, me formei, depois só pude praticar. Antes tive que ganhar a vida", justifica.

Na família, que mora junta em São Caetano do Sul, Luiz assegura que não há protecionismo no estande. "A gente compete normalmente, ninguém deixa ganhar, não, de jeito nenhum. Se ganhou, bem, não tem essa de favorecer", diz.