UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Washington Alves/COB

Nome completo:
Júlio Antonio de Souza e Almeida

Data e local de nascimento:
23/09/1969, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
83 kg / 1,80 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Categoria:
Pistola de ar

Participações no Pan:
Mar del Plata-1995 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Prata na pistola de ar 10 m

Júlio Almeida

Nem mesmo o tempo do afastamento de Júlio Almeida o impediu de conquistar a medalha de prata na pistola de ar 10 m nos Jogos Pan-Americanos 2007 e a vaga para os Jogos Olímpicos de 2008.

Um dos veteranos do Pan participou pela primeira vez do torneio continental em 1995, em Mar del Plata, na Argentina. Na competição, ele ganhou duas medalhas de prata na prova de fogo de central.

No Rio de Janeiro, mudou de prova. Ele foi o primeiro na seletiva brasileira e chegou empolgado ao Pan carioca: queria uma medalha de ouro e a vaga nas Olimpíadas. O ouro não veio, mas a vaga foi confirmada depois de uma decisão emocionante. Júlio terminou com 96,9 pontos, apenas 2,1 pontos atrás do norte-americano Jason Turner.

Antes da prova ele afirmou: "Acho que não é assim tão impossível ganhar o ouro. No Pan-Americano de tiro, em Porto Rico, no ano passado, eu fiquei em segundo lugar, perdendo para um norte-americano por apenas dois pontos. Então acho que posso conseguir vencer se treinar um pouco melhor". Desta vez a diferença foi um décimo maior.

Para o Pan, ele começou cedo sua preparação: no começo do ano já estava atirando pensando no torneio. Mas, como a maioria dos atiradores da equipe brasileira, o tempo para treinar é um problema para Júlio.

Mesmo assim, ele contorna o obstáculo bem melhor do que seus companheiros. "Normalmente, eu vou de manhã cedo para o estande e treino uma hora e meia, duas horas por dia", conta.

O fato de ser militar, claro, ajuda na carreira de atirador. Na Força Aérea, ele recebe armas e munição, além de ter um estande na Academia da Força Aérea, onde está servindo. "Ser militar só ajuda. Quem não é militar precisa ter dinheiro para atirar".