UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Daniela Matarazzo Carraro

Data e local de nascimento:
25/03/1985, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
55 kg / 1,71 m

Residência:
São Paulo (SP)

Categoria:
Skeet

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
6º lugar

Daniela Carraro

Quando criança, Daniela tinha o hábito de ir ao clube de tiro com sua família. Até que um dia, teve a idéia de pedir ao pai para atirar. "Sou descendente de italianos, e a Itália é uma grande potência no tiro, lá o esporte é muito conhecido", justifica. Aos 22 anos, a atiradora disputou no Rio seu primeiro Pan, foi às finais do skeet e terminou na 6ª colocação geral.

A decisão de tentar uma vaga para a competição foi tomada apenas no ano passado, e partiu de outro atirador, José Pedro, que incentivou Daniela. "Era um hobby, nunca tinha levado o tiro tão a sério. Mas quando o Zé Pedro veio me dizer que eu era a única mulher que tinha chance de representar o Brasil, aí fiquei animada", conta a atleta, que não teve concorrência na categoria skeet.

"A partir daí, eu me determinei, fui atrás. Falei com a Confederação, entrei em contato com o Carlo Danna (técnico de prato da seleção) e ele confirmou que eu precisaria fazer o índice, e a vaga seria minha", lembra a atleta, que disputou duas Copas Continentais, que serviram como preparação para o Pan.

Em 2007, Daniela mudou radicalmente sua rotina para obter um resultado expressivo na competição. "Deixei de lado a faculdade e saí do meu estágio, já que nem estava gostando tanto. Agora não faço mais nada, só treino", conta a estudante de Administração de Empresas. "Agora o tiro é a minha vida."

Além de intensificar a dedicação aos treinos, a atiradora também se preocupou em adquirir um preparo físico melhor. "Antes eu ia ao estande de vez em quando, uma vez por mês. Agora vou todo dia. Como direitinho e faço até atividade física três vezes por semana. Antes, eu era totalmente sedentária", diz Daniela, que se encantou com o 'mundo do tiro'.

"Quando fui ao Mundial da Itália vi tantas pessoas atirando, competindo, gente que faz isso profissionalmente, e foi uma experiência incrível", lembra Daniela, a atleta mais jovem do tiro brasileiro no Pan-2007.