UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Ana Luiza Ferrão Souza Lima Vieira de Mello

Data e local de nascimento:
26/12/1973, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
55 kg / 1,71 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Categoria:
Pistola sport

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
12º na pistola 25 m

Ana Luiza Ferrão

A capitã Ana Luiza atirou pela primeira vez em uma prova durante sua formação no Exército, quando a modalidade foi uma imposição. "Comecei na pistola de ar, como quase todos os atiradores, porque é mais fácil. Logo passei a atirar as duas modalidades, ar e sport. Como me sobressaí na sport, hoje é a minha arma preferida", conta a atiradora, que se formou em 2001.

O tiro também teve papel importante para Ana Luiza conhecer seu atual marido, o também capitão Volnei, que defendeu o Brasil no Pan de Winnipeg-99. A atleta foi enviada para trabalhar no quartel de Brasília em 1996, e acompanhava uma competição interna das Forças Armadas em que Volnei participou.

"Eu nem conhecia tiro esportivo naquela época. Gostava de atirar, mas não competia, nem imaginava fazer isso", conta a atleta, que iniciou na modalidade por intermédio e influência direta do marido.

"Quando nos casamos ele viajava muito para competir, e eu decidi aprender para acompanhá-lo nos torneios. Com o tempo, passei a competir também", lembra Ana Luiza. "Foi muito fácil, porque já tínhamos as armas e todo o equipamento m casa."

O casal participou de competições importantes, como o Mundial Militar da Turquia, em 2004, além de etapas de Copa do Mundo na Europa e nos Estados Unidos.

O principal objetivo de Ana Luiza no Rio era melhorar seu desempenho em relação ao resultado do Pan de Santo Domingo, quando terminou em 7º lugar. No entanto, não foi isso que aconteceu, e a brasileira ficou apenas na 12ª colocação.