UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Aliseu Faria

Data e local de nascimento:
19/10/1969, em Timbó (SC)

Peso/Altura:
75 kg / 1,74 m

Residência:
Benedito Novo (SC)

Categoria:
Carabina de ar e 3 posições

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Participações no Pan:
5º na carabina de ar e 14º na carabina 3 posições

Aliseu Faria

Aliseu conheceu o tiro esportivo somente aos 28 anos, quando visitou o Clube de Caça e Tiro Donner, em Timbó, segundo ele "para ver como funcionava" o esporte. No mesmo ano, ele se tornou sócio do clube e começou a participar de pequenos torneios.

Dois anos mais tarde, em 1999, Aliseu participou do Campeonato Estadual e dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Em 2000, começou a competir no Campeonato Brasileiro. Não tardou para que Aliseu fosse ao seu primeiro torneio internacional - no ano seguinte, disputou torneios em Milão, na Itália, e depois viajou para Alemanha, Estados Unidos e Finlândia. Além disso, foi a quatro Sul-Americanos.

Antes do tiro esportivo, Aliseu já tinha se aventurado por outros esportes. Praticou atletismo e futebol e até se dedicou ao xadrez, mas desistiu quando percebeu que "não era bem isso o que queria".

Na preparação para o seu primeiro Pan, Aliseu conciliou o trabalho de mecânico com treinos diários à noite, além de reforços à tarde durante a semana. No tempo restante, o atirador aproveitava para curtir o filho de 2 anos, que já é o maior fã do pai. Desde janeiro, o ritmo foi acelerado.

Tanta dedicação, porém, não rendeu grandes frutos. O catarinense terminou o Pan do Rio com a 5ª colocação na carabina de ar e apenas o 14º lugar na carabina 3 posições.

Entre os momentos mais marcantes da carreira, Aliseu enumera a vitória no Campeonato Brasileiro de 2006 na prova de ar comprimido e o vice-campeonato sul-americano, no Chile.