UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Mariany Mayumi Nonaka

Data e local de nascimento:
22/02/1988, São Paulo (SP)

Peso/Altura:
52 kg / 1,64 m

Residência:
Diadema (SP)

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Eliminada nas quartas-de-final na disputa por equipes e eliminada na primeira fase na disputa individual

Mariany Nonaka

A fama de caçula tem acompanhado Mariany Nonaka nos dois grandes eventos que disputou: o Pan-Americano de 2003 e a Olimpíada de 2004. Agora, com 19 anos, a atleta se mostra mais experiente.

"Tenho sonhos ambiciosos. No momento eu desejo muito uma medalha pan-americana, subir de divisão e poder jogar a liga européia", afirma ela, que em 2003 chegou a vencer a cubana Anis Leye por 4 sets a 2, em uma das partidas mais emocionantes da seleção naquele Pan.

Já em Atenas-2004, como a mais nova de toda a delegação brasileira, Mariany teve pouco tempo para curtir sua estréia em Olimpíadas. Jogando apenas nas duplas, ela e a amazonense Lígia Silva foram eliminadas logo na primeira rodada, pelas tchecas Renata Strbikova e Alena Vachovcova. Mas no Pan seu desempenho não foi tão bom quanto imaginava a ex-caçula. Na disputa feminina por equipes, o time brasileiro perdeu nas quartas-de-final para as cubanas Dayana Ferrer, Anisleyvis Bereau e Glendy González.

Na disputa individual, Mariany foi a única brasileira que não passou da primeira fase. Apesar de vencer no primeiro jogo, a brasileira perdeu as duas partidas seguintes por 4 sets a 2, contra a canadense Chris Xu (9-11, 13-11, 9-11, 11-2, 11-7 e 11-9) e contra a chilena Melita Yañez (11-7, 9-11, 8-11, 12-10, 4-11 e 6-11), terminando na 3ª posição de sua chave e fora do Pan.

Seu começo no esporte foi cedo. Mariany iniciou a prática do tênis de mesa aos nove anos de idade por influência do irmão mais velho. Os bons resultados não demoraram a aparecer, garantindo à jovem jogadora um lugar na seleção olímpica permanente.

Em 2001, Mariany foi campeã sul-americana individual e por equipes. No ano seguinte, venceu o Aberto dos EUA na categoria sub-16. Ganhou também títulos latino-americanos nas categorias infantil e juvenil e foi à final do Mundial infantil. Foi aí que conseguiu se classificar para os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo-2003, tanto no individual como nas duplas.

Além da chance de integrar a seleção nacional, o desempenho de Mariany lhe rendeu uma bolsa do programa "Solidariedade Olímpica", cujo objetivo é ajudar financeiramente jovens atletas ao redor do mundo.

O sucesso rápido no esporte, porém, deixa a atleta com alguns arrependimentos por perder seus momentos de juventude. "Tem que abrir mão de muitas coisas que deseja. O mais difícil é nessa fase, quando somos jovens e queremos aproveitar a vida", diz ela, que apesar do sacrifício treina todos os dias da semana, de manhã e à tarde.