UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Lígia Santos da Silva

Data e local de nascimento:
06/03/1981, Manaus (AM)

Peso/Altura:
58 kg / 1,61 m

Residência:
Santos (SP)

Participações no Pan:
Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Eliminada nas quartas-de-final na disputa por equipes e eliminada na segunda fase da disputa individual

Lígia Silva

Como Thiago Monteiro, Lígia Silva não carrega a ascedência oriental. Mesmo assim, ela domina há mais de oito anos o topo do tênis de mesa brasileiro entre as mulheres. Mas a boa posição no ranking não bastou para que ela conseguisse uma medalha no Pan. A brasileira foi eliminada nas quartas-de-final da disputa por equipes, ao perder para as cubanas Dayana Ferrer, Anisleyvis Bereau e Glendy González. Já na disputa individual, foi derrotada pela canadense Judy Long por 4 sets a 0, parciais de 12-10, 11-7, 12-10 e 11-4.

Na Olimpíada de Sydney-2000, um feito histórico. Lígia Silva foi a primeira mulher do país a disputar o torneio individual. Porém, ela só venceu um set em duas partidas. Em Atenas-2004, ela repetiu a marca. Em seu único jogo individual na Grécia, ganhou um set, perdendo por 4 a 1 para a nigeriana Cecília Otu Offiong. Nas duplas, com Mariany Nonaka, perdeu para as tchecas Renata Strbikova e Alena Vachovcova por 4 a 2.

Amazonense, Lígia começou a praticar o tênis de mesa aos 12 anos de idade e conquistou seu primeiro título importante em 1995, quando venceu o campeonato sul-americano infantil. Buscando aperfeiçoar seu jogo, deixou sua terra natal e mudou-se para Santos.

Aos 18 anos, foi titular da equipe brasileira que disputou os Jogos Pan-Americanos de Winnipeg-1999 e ganhou a medalha de bronze ao lado de Eugênia Ferreira e Lyanne Kosaka.

Em Santo Domingo-2003, Lígia chegou até as oitavas-de-final no torneio de simples, quando foi eliminada pela canadense Petra Cada. Nas duplas, jogando ao lado de Marianny Nonaka, não passou da primeira fase.

No Pan, a atleta chegou a afirmar que queria dar a volta por cima. "A meta principal em 2007 é uma medalha no Pan, um sonho meu como de toda a seleção feminina. Ficamos devendo em Santo Domingo", diz.

Fora do esporte, Lígia Silva ficou marcada por um grave acidente. Um mês depois do fraco desempenho no Pan de 2003, a atleta passou pelo momento mais difícil de sua vida: seu carro capotou na Rodovia dos Bandeirantes (SP). Apesar de ter saído ilesa, a jogadora de basquete, Regininha, que estava na carona, morreu.

Apesar de ter ficado abalada, Lígia continuou competindo. Em fevereiro de 2004, após ter assegurado a vaga para os Jogos Olímpicos de Atenas, dedicou a conquista à amiga, que jogava no time de Americana.