UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Karin Roberta Sako

Data e local de nascimento:
25/01/1988, Mogi das Cruzes (SP)

Peso/Altura:
58 kg / 1,69 m

Residência:
São Paulo (SP)

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Eliminada nas quartas-de-final na disputa por equipes e eliminada na segunda fase na disputa individual

Karin Sako

Única estreante da seleção brasileira em Jogos Pan-Americanos, Karin Sako concorreu à vaga na equipe feminina de tênis de mesa com suas amigas Mariany Nonaka e Carina Murashige. Esta última ficou de reserva na equipe.

"A gente sabia que uma ficaria de fora e que não seria fácil. Foi uma grande alegria ter escutado que eu estaria na equipe, mas ao mesmo tempo senti a tristeza em saber que a Carina ficaria na reserva", afirmou Karin ao saber que seria titular no Pan.

Aos 19 anos, a mesma idade de Mariany, ela considerou um sonho ter conseguido a vaga. "Fico imaginando o clima da Vila, a emoção de estar em contato com vários atletas experientes de diversos países, ter a oportunidade de trocar idéias com eles. Em relação aos Jogos, espero aplicar tudo que venho treinando e aperfeiçoando, dar o máximo de mim para representar o país da melhor forma possível", disse antes de competir no Pan do Rio.

Mas não conseguiu atingir seus objetivos. Na disputa feminina por equipes, o Brasil caiu nas quartas-de-final ao perder para as cubanas Dayana Ferrer, Anisleyvis Bereau e Glendy González. Já no torneio individual, Karin Sako também terminou sua campanha diante de uma canadense ainda na segunda fase. Mo Zhang venceu por 4 sets a 0, parciais de 11-7, 11-2, 13-11 e 12-10.

Mas seu histórico antes do Pan foi relativamente bom. Formando dupla com Gustavo Tsuboi no Mundial da Croácia este ano, ela foi a única brasileira a vencer uma partida na chave principal. Fato que foi usado como critério pela comissão técnica. Por isso, o treinamento de duplas virou seu foco principal.

Nascida em Mogi das Cruzes (SP), Karin foi para São Paulo exclusivamente para treinar em 2004, quando tinha 16 anos. O início do esporte foi por causa do incentivo dos irmãos que já praticavam o tênis de mesa.

Campeã latino-americana e sul-americana por equipes, a atleta ainda tem o sonho de disputar as Olimpíadas de Pequim, em 2008. Depois de conseguir realizar todos os seus objetivos, ela quer se dedicar aos estudos e entrar em Administração na faculdade. "Terminei o terceiro colegial, mas não consegui conciliar os estudos com o esporte depois", explica.