Data e local de nascimento:
31/05/1985, São Paulo (SP)
Peso/Altura:
66 kg / 1,70 m
Residência:
Montepellier (FRA)
Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007
Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro na disputa por equipes e eliminado nas quartas-de-final na disputa individual
Gustavo Tsuboi
Na sua segunda participação em Jogos Pan-Americanos, Gustavo Tsuboi conseguiu uma medalha de ouro. O primeiro lugar foi conquistado na disputa por equipes. Tsuboi contribuiu para chegar à medalha com a vitória, junto com Thiago Monteiro, sobre a dupla argentina formada por Alto e Pablo Tabachnik por 3 a 0 (11-4, 11-1 e 11-3). Já na disputa individual, Tsuboi não foi tão bem. Foi eliminado nas quartas-de-final pelo chinês naturalizado dominicano Ju Lin por 4 sets a 1.
Seguindo os passos de Thiago Monteiro, Gustavo Tsuboi também foi à França treinar e atuar por um time local. Lá, ele defende o Villeneuve e já subiu mais de 80 posições no ranking mundial desde que deixou o Brasil.
"Irei continuar treinando e jogando na Europa. Foi uma experiência muito boa ter treinado e jogado lá. Melhorei minha parte emocional e tática. Além disto, tive a oportunidade de observar e jogar contra muitos jogadores diferentes e de alto nível, exigindo adaptação rápida a cada jogo com diferentes estilos de jogadores. Isso me acrescentou muito na maneira de pensar e atuar", afirma.
Apesar de novo, aos 22 anos, ele era veterano no Pan. Em 2003, Tsuboi junto com Bruno Anjos foi prata no torneio de duplas. Na final, eles perderam para os compatriotas Thiago Monteiro e Hugo Hoyama. No Rio, ele sonhava com um ouro e o alcançou.
Tsuboi começou a jogar aos 12 anos. O irmão sempre o convidava para uma partida, mas o futuro mesa-tenista só queria jogar futebol e ficar piscina. Depois que pegou o gosto pelo esporte, começou a treinar com no colégio Arquidiocesano de São Paulo. De lá, partiu para o clube Itaim Keiko. Lugar onde treinar quando vem ao Brasil.
Mesmo novo, o atleta já teve que passar por uma lesão grave na carreira. Uma contusão na coluna lombar o impossibilitou de treinar por mais de seis meses. O fato tirou-o da Olimpíada de 2004, em Atenas.
Gustavo Tsuboi disputou a vaga no Pan com Cazuo Matsumoto. Na Copa do Mundo na Croácia, em maio deste ano, ele foi o único que venceu uma partida na chave principal junto de Karin Sako nas duplas mistas e garantiu sua passagem para o Rio. Matsumoto ficou na reserva.