UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
O objetivo do tênis é fazer mais pontos que o adversário. A modalidade pode ser disputada em jogos de simples (duas pessoas) e duplas (quatro pessoas). Na partida de simples, a quadra mede 23,77 m de comprimento por 8,23 m de largura, enquanto nas duplas a largura aumenta para 10,97 m.

A rede, de 0,94 m de altura, divide a quadra ao meio. A bola, feita de borracha e forrada com flanela, pesa 57 g. A raquete possui uma rede de fios de náilon com, no máximo, 81,2 cm de comprimento. A 6,40 m de cada um dos lados da rede fica a linha de serviço, que é traçada paralelamente à rede e à linha de fundo de quadra. A linha de serviço é cortada ao meio pela linha central, formando assim a área de serviço.

A partida começa com o saque de um dos jogadores, pelo lado direito da quadra. A bola pode pingar apenas uma vez na quadra. Antes que ela caia pela segunda vez, o jogador precisa rebater para o outro lado, dentro do espaço delimitado pelas linhas da quadra.

Para que o saque seja validado, o tenista precisa mandar a bola na área de serviço do lado oposto da quadra. Em cada ponto o atleta tem duas tentativas para colocar a bola em jogo. Se não conseguir, é marcado ponto para o adversário. No momento do saque a bola não pode bater na rede. Se tocar na rede e cair na área de serviço, o juiz manda voltar o ponto. Se cair fora da área de serviço, é considerado falta.

Cada partida pode ser disputada em melhor de três ou cinco sets. Em cada uma das parciais vence o tenista que fechar seis games primeiro, com vantagem de dois. Havendo empate em 6 a 6, é disputado o tie-break. Nesse caso, cada atleta precisa fazer sete pontos, também com dois de vantagem. Em alguns torneios (Copa Davis, por exemplo), alguns sets não vão ao tie-break: o tenista precisa abrir dois games de diferença, e a partida pode ter parciais de, por exemplo, 15-13.

Os games são divididos em quatro pontos: 15, 30, 40 e o próprio game. Se houver empate em 40, cada tenista precisa abrir dois de vantagem para ganhar a série.

O tenista tem direito a sacar durante um game inteiro, passando então a vez para o adversário. No fim dos games ímpares, os atletas trocam de lado na quadra. No tie-break, o direito de saque é feito de maneira diferente: o primeiro ponto é disputado com o saque de um tenista, enquanto os dois seguintes são realizados com o serviço do adversário. A partir daí, os atletas se alterna com dois saques seguidos até da definição do desempate.