UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Figurões do tênis brasileiro passaram pelo Pan

Arquivo Folha

Maria Esther Bueno conseguiu o primeiro ouro em simples para o Brasil

O tênis chegou ao país trazido pelos ingleses que trabalhavam nas ferrovias e nas docas portuárias. No Rio de Janeiro, as primeiras quadras foram construídas em 1897, no Clube Brasileiro de Cricket, na rua Paysandu, mesmo local onde mais tarde seria fundado o Paysandu Athletic Club. Até os anos de 1930, a modalidade era praticada apenas por membros da colônia britânica ou seus descendentes. O primeiro Campeonato Brasileiro foi disputado em 1923 e vencido por São Paulo.

O esporte era, até 1955, membro da CBD (Confederação Brasileira de Desportos). Em 19 de novembro daquele ano foi fundada a CBT (Confederação Brasileira de Tênis).

Em Jogos Pan-Americanos, o Brasil viu promessas passarem em branco, desconhecidos vencerem e ídolos confirmarem o favoritismo. Os primeiros destes foram: Maria Esther Bueno e Thomas Koch.

A tenista conseguiu a primeira medalha de ouro em simples do Brasil nos Jogos de São Paulo-1963. Naquela época, Estherzinha ainda tinha apenas dois títulos de Wimbledon e um do US Open (depois, conseguiria mais um do torneio inglês, mais um Roland Garros e um Australian Open).

Já Koch fez a festa em 1967, em Winnipeg. Ele foi ouro em simples e duplas. Quatro anos antes, na capital paulista, o tenista conseguiu uma prata nas duplas mistas com a própria Maria Esther. Quem brilhou entre os homens em 1963 foi Ronald Barnes, ouro em simples e duplas também.

A partir daí houve um recesso de pódios brasileiros em Pans. Em 1987, em Indianápolis, dois ouros reergueram o tênis na competição. Fernando Roese, entre os homens, e Gisele Miro, nas mulheres, garantiram o ouro em simples. Apesar do sucesso e da revelação dos dois tenistas, nenhum deles teve grande êxito no restante da carreira, como Thomas Koch e Maria Eshter Bueno.

Tanto é que, no ano seguinte, Gisele caiu na segunda rodada da Olimpíada de Seul, a primeira em que o Brasil teve participação no esporte. Quatro anos mais tarde, em Barcelona-92, o Brasil teve quatro representantes: Luiz Mattar, Jaime Oncins, Andrea Vieira e Cláudia Chabalgoity. Andrea foi eliminada na primeira rodada do torneio de simples, o mesmo acontecendo com as duplas masculina (Mattar e Oncins) e feminina (Andrea e Cláudia) - esta última havia sido prata em Havana-1991.

Em 1995, em Mar Del Plata, a Argentina viu nascer um dos maiores tenistas brasileiro da história. Gustavo Kuerten, então com 18 anos, teve passagem rápida pelo Pan, sendo eliminado na primeira rodada tanto em simples como em duplas. O juvenil Don Johnson (EUA) derrotou o brasileiro por duplo 6-3. Em duplas, Guga e João Zwetsch perderam os salvadorenhos para Miguel Meiz e Manuel Tejada por 7-5 e 6-2. Dois anos mais tarde, o garoto de Florianópolis seria campeão de Roland Garros.

Nesta época, Guga e Fernando Meligeni dominavam o tênis brasileiro. O último conseguiu duas conquistas marcantes em Jogos Olímpicos e Pan-Americanos. Em Atlanta-1996, Meligeni surpreendeu e chegou muito perto da medalha. Depois de vitórias sobre o espanhol Albert Costa e o australiano Mark Philippoussis, Meligeni perdeu a semifinal para o espanhol Sergi Bruguera. Na disputa do bronze, o brasileiro venceu o primeiro set, mas acabou sendo derrotado de virada pelo indiano Leander Paes.

Em 2003, Meligeni conseguiu uma das medalhas de ouro mais comemoradas do Brasil em Santo Domingo. Numa final emocionante contra o chileno Marcelo Rios, ex-número 1 do mundo, o tenista venceu e se aposentou das quadras.