UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Teliana Pereira

Data e local de nascimento:
20/07/88, em Barra da Tapera (PE)

Peso/Altura:
60 kg / 1,68 m

Residência:
Curitiba (PR)

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Rio-2007:
Eliminada na primeira rodada de simples e medalha bronze nas duplas

Teliana Pereira

Vencedora da Copa Brás-Onda, disputada em final de maio e começo de junho deste ano e considerada seletiva para o time feminino dos Jogos Pan-Americanos, Teliana Pereira é a tenista com melhores resultados em 2007 dentre as brasileiras que estavam no Rio. Foi isto que a credenciou para a conquista do bronze em duplas, com Joana Cortez, no Pan.

No começo deste ano, a atleta que fez 19 anos durante o Pan (no dia 20 de julho) estava em 740º lugar no ranking mundial da WTA. Perto de chegar ao Rio, Teliana estava próxima de entrar entre as top 300 do mundo.

Só neste primeiro semestre do ano foram quatro finais e três títulos: em Atenas (GRE), em Amiens (FRA), em Foggia (ITA). O vice-campeonato veio em Viena, na Áustria.

Até na Fed Cup, torneio feminino equivalente a Copa Davis para as mulheres, Teliana foi melhor do que todas as outras brasileiras. Ela foi a única da equipe a vencer todos os jogos que disputou este ano na competição. Foram duas vitórias, uma em simples e uma em duplas (com Larissa Carvalho). Mesmo assim, o Brasil perdeu a final da zona americana para a Argentina.

Na seletiva para o Pan, Teliana venceu a própria Joana Cortez por 2 a 1, parciais de 6-4, 2-6 e 7-5 em um jogo bem duro. Mesmo derrotada, a Joana viria a ser depois chamada pela comissão técnica para estar na equipe brasileira.

"Quero agradecer a torcida, que sempre me acompanhou e desde o primeiro dia me deu força para chegar até aqui. Podem ter certeza de que vou dar tudo para trazer uma medalha para o Brasil nesse Pan", dizia Teliana, logo erguer a taça da Copa Brás-Onda.