UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Joana Amorim Cortez Dos Santos

Data e local de nascimento:
11/01/79, em Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
60 kg / 1,70 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Participações no Pan:
Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Eliminada na segunda rodada de simples e medalha de bronze nas duplas

Joana Cortez

A carioca Joana Cortez chegou ao seu terceiro Jogos Pan-Americanos em busca da sua terceira medalha. E conseguiu. Ao lado de Teliana Pereira, ela foi bronze nas duplas. Um recorde, se alcançado, no tênis brasileiro na história das "Olimpíadas das Américas".

Em 2003, aos 24 anos, ela chegava a Santo Domingo (República Dominicana) desacreditada por causa de uma operação de apendicite e problemas musculares em 2002 e no ano do torneio. Mesmo assim, ao lado de Bruna Colósio, ela conquistou o bicampeonato pan-americano em duplas.

"Esta medalha tem um gosto maravilhoso. É um momento inesquecível para mim, que vai marcar muito durante toda minha vida", disse ela na época.

Agora, aos 28, ela foi ao Pan depois de ser indicada pelo técnico Alexandre Hocevar como a terceira integrante da equipe brasileira. Melhor tenista nacional no ranking de duplas na WTA neste ano com um top 200, ela ostenta mais de dezesseis títulos na sua carreira nesta modalidade.

Este ano, em simples, ela tem 13 vitórias e 14 derrotas. A sua melhor colocação em simples foi em 2001, chegando ao número 204.

Em começo de junho, ela foi vice-campeã da seletiva de Curitiba para o Pan-Americano. Na final, ela perdeu para sua parceira Teliana Pereira, que garantiria sua passagem ao Rio.

"Fiquei extremamente feliz com a convocação para o Pan do Rio. Será meu terceiro Pan-Americano e este é especial: será disputado na minha cidade. Sei o quanto batalhei para isso e é mais um sonho realizado", afirmava Cortez antes de chegar ao Pan.