UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
A luta se desenvolve em uma área de 12 m quadrados. Cada combate tem três rounds de três minutos cada - com um minuto de intervalo - conduzidos por quatro árbitros. Os atletas pontuam golpeando tanto com os pés como com as mãos. Os chutes podem atingir qualquer parte do corpo acima da cintura e que esteja coberto por protetores. Já os socos são desferidos apenas no peito do adversário.

Normalmente, os atletas são divididos em oito categorias, de acordo com o peso. Todos devem usar protetores de tórax e cabeça - também utilizados para diferenciar os competidores: um azul (chung) e o outro vermelho (hong).

Existem três formas de vencer no taekwondo: por nocaute, por pontos ou por desclassificação do adversário. O nocaute é como no boxe: após a queda do lutador é feita uma contagem de dez segundos para que ele mostre condições de prosseguir.

Os pontos devem ser marcados quando as técnicas permitidas forem efetuadas com força e precisão nas partes permitidas do corpo. Os pontos válidos são divididos da seguinte maneira: um para golpe no protetor de tórax e dois pontos para golpe na cabeça, além de um ponto adicional dado quando é aberta a contagem de nocaute contra o adversário.

A força do impacto é medida por um sensor eletrônico que mede o nível da força do golpe. A intensidade do impacto dá os pontos que variam entre o peso da categoria e o sexo.

Os três árbitros que ficam nas laterais, formando um triângulo, são os responsáveis pela marcação dos pontos. Quem fizer mais vence o combate. O quarto árbitro faz a mediação da luta e aplica punições sobre atos ilegais que podem levar o atleta à desclassificação. Ele também é quem decide, em caso de empate em pontos, o vencedor do combate.

A desclassificação acontece quando um dos lutadores perde pontos por punições. As mais comuns são empurrar ou agarrar o oponente, desferir socos no rosto, atingir abaixo da linha da cintura ou ter atitudes de indisciplina - xingar os árbitros ou o adversário.