UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Débora Fernanda da Silva Nunes

Data e local de nascimento:
19/06/1983, em Porto Alegre (RS)

Peso/Altura:
57 kg / 1,74m

Residência:
São Paulo (SP)

Categoria:
Até 57 kg

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-07:
eliminada na 1ª fase

Débora Nunes

No Pan-Americano do Rio de Janeiro, Débora foi eliminada na primeira fase pela canadense Shannon Condie. Após empate no tempo normal e no desempate, a luta só foi decidida pela arbitragem sob protestos da delegação brasileira.

O momento decisivo na carreirada lutadora foi em 2003 quando foi convidada pelo vice-presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) a integrar a equipe olímpica de taekwondo.

“Era muito difícil participar das seletivas. Tinha que escolher entre disputar o Campeonato Brasileiro e a seletiva, não tinha dinheiro para as duas coisas. Fui pro Brasileiro e fui campeã. Nunca mais saí da seleção”, lembra. No ano seguinte, Érica disputou o Pan-Americano da modalidade e conquistou a medalha de bronze.

Desde pequena, sua mãe sempre a incentivou a praticar esportes. Interessada por lutas, praticou judô durante um ano, quando conheceu por acaso o taekwondo em 1996.

“Meu vizinho tinha começado a lutar e me mostrou alguns fundamentos. Eu gostei e passei a treinar com ele na garagem”, conta. Só depois de um ano Débora passou a freqüentar uma academia.

Campeã nos Jogos Sul-Americanos de Buenos Aires no ano passado, Débora sempre teve o apoio do grande destaque da equipe, Natália Falavigna. “Sou bem amiga dela, e ela me incentiva muito. Natália é muito apegada à religião e com ela aprendi a ter calma e sempre pensar no melhor, na minha superação. Além disso, ela foi a responsável por um salto do taekwondo no Brasil. Essa evolução foi graças a ela e ao Diogo (Silva).”