UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Modalidade nasceu em prisão da Inglaterra

Daniel Guimarães/Folha Imagem

Squash não faz parte do programa esportivo dos Jogos Olímpicos

A origem remota do squash é a mesma do tênis: jogos similares praticados por gregos e romanos na Antiguidade. Na Idade Média, a modalidade era presente nas cidades italianas, onde era conhecida como "giocco della palla". Entre os séculos 13 e 19 um outro esporte parecido, o "jeu de paume" (que já esteve no currículo olímpico e que consistia em bater em uma bola com a palma da mão ou com uma raquete), foi bastante praticado na França.

Entre os séculos 16 e 17, variados jogos de bola tiveram muita popularidade na Europa. Mas foi na prisão que o squash moderno nasceu. A modalidade começou a ser praticada por presos da Penitenciária de Fleet Debtor, em Londres, no começo do século 19.

O esporte deixou a prisão e passou a ser disputado pelos clubes, escolas e universidades da Inglaterra. Ao mesmo tempo, a modalidade ganhou fãs também nos Estados Unidos e Canadá, que jogavam com regras próprias: games de 15 pontos, quadras mais curtas e bolas mais duras.

A primeira federação internacional do squash foi fundada em 1907, em Londres, mas somente cinco anos depois as regras foram oficializadas. Os torneios entre países passaram a ser disputados em 1922, após um jogo entre canadenses e norte-americanos.

Após a Segunda Guerra Mundial, a popularidade do esporte aumentou. Em 1967, sete países (Austrália, Reino Unido, Egito, Índia, Nova Zelândia, Paquistão e África do Sul) criaram a Federação Internacional de Squash. No mesmo ano, a Austrália foi sede do primeiro Campeonato Mundial.

O squash, entretanto, nunca foi aceito no programa oficial dos Jogos Olímpicos. No Pan, a modalidade é disputada desde 1995, quando a competição aconteceu em Mar del Plata, na Argentina.