UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Thaísa Serafini

Data e local de nascimento:
14/02/1985, em Caxias do Sul (RS)

Peso/Altura:
54 kg / 1,72 m

Residência:
São Paulo (SP)

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-2007:
Quinto lugar por equipes e quartas-de-final no individual

Thaísa Serafini

Aos 22 anos, Thaísa Serafini ainda está começando sua carreira de atleta. Nascida em Caxias do Sul, ela conheceu o esporte por meio de uma amiga da família, Mariana Pontalt, que também vai fazer sua estréia no Pan. Mariana, que começou a jogar com o pai aos sete, influenciou Thaísa, que logo ingressou no esporte com a amiga.

Thaísa chamou a atenção ao quebrar, aos 20 anos, a invencibilidade de 14 anos de Karen Redfern no Campeonato Brasileiro e vencer a veterana na final da competição.

A vitória deu ânimo para a atleta, que decidiu deixar Caxias, sua cidade natal, para morar em Porto Alegre, onde teria mais chances de competir. No embalo, trancou a faculdade de fisioterapia, e conseguiu a tão sonhada vaga para os Jogos do Rio.

No Pan 2007, Thaísa teve como melhor resultado a quinta colocação por equipes, ao bater a Argentina. No individual, a atleta caiu nas quartas-de-final contra a canadense Alana Miller, ao perder por 3 games a 0.

Para o técnico da seleção feminina e treinador da atleta até o ano passado, quando Thaísa deixou o Rio Grande do Sul, Frenando Cecchi, o atleta está em ascensão, mas precisa sair do país se quiser melhorar seu nível técnico.

"A Thaísa é novinha, está despontando, mas já chegou no limite aqui dentro do Brasil, não tem muito mais o que melhorar. Para seguir crescendo, ela tem que começar a ir pra fora disputar alguns torneios, ou vai estagnar", opina o treinador.

Um sinal disso é o Campeonato Paulista, que Thaísa disputa na categoria masculina. "O nível dela é bom, então abriram uma exceção e ela disputa contra os meninos. E olha, vence muito marmanjo", lembra o técnico.