UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Folha Imagem

Nome completo:
Ronivaldo Santos Conceição

Data e local de nascimento:
07/08/1972, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
1,73 m / 72 kg

Residência:
São Paulo (SP)

Participações no Pan:
Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-2007:
Bronze por equipes e oitavas-de-final no individual

Ronivaldo Conceição

Ronivaldo Conceição, o Roni, é um dos atletas mais experientes de squash do país. Mas seu primeiro contato com o esporte foi de um jeito bem inusitado. Aos 17 anos, Roni trabalhava como office-boy em uma academia. Nas horas vagas, ficava assistindo a algumas aulas e, convidado para experimentar, surpreendeu a todos. Em seis meses, já começou a disputar campeonatos.

O jogador é o único remanescente da equipe masculina que disputou o Pan de Winnipeg-99, no qual conquistou dois bronzes, um no individual e um por equipes. Em 2003, Roni levou outro bronze no individual e, ao lado de Rafael Alarcon e Luciano Barbosa, a prata por equipes.

"É a mesma equipe de Santo Domingo, só que mais madura e melhor tecnicamente", apresentou Roni, que há 15 anos vive exclusivamente de aulas de squash.

E esta equipe mais "madura e experiente" voltou a faturar uma medalha no Pan de 2007. Desta vez, a conquista foi de bronze, pois os brasileiros perderam para os canadenses por 2 a 0. Como no squash não existe disputa por terceiro lugar, Brasil e México garantiram o bronze.

Aos 34 anos, Roni não pensa em aposentadoria. Ao menos, não em voz alta. "A idade vai chegando e vai dificultando as coisas, mas não acredito que tenha sido meu último Pan. Pode até ser que seja, mas não vou anunciar isso."