UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Modalidade é um beisebol "de saias" no Pan

Reuters

No Pan-Americano, apenas mulheres disputam a competição de softbol

Apesar de algumas controvérsias sobre seu nascimento, o softbol foi criado oficialmente em 1887, por membros de Clube Náutico Farragut de Chicago (no Estado norte-americano de Illinois), tendo como base uma idéia de George W. Hancock.

O softbol foi inicialmente previsto para ser jogado em quadras cobertas e ginásios. Em grande parte por exigir menor esforço físico que o beisebol, o softbol se espalhou rapidamente pelos parques e ginásios de Chicago e Minneápolis, tanto em quadras cobertas quanto ao ar livre.

No inicio, o novo esporte foi conhecido com os nomes de mushball, kittenball, diamondball e pumpkinball. O termo softball -"bola macia", em tradução literal- foi cunhado em 1926 por Walter Hakanson, membro da YMCA (Associação Cristã de Moços) de Denver, quando participava de uma reunião na cidade de Greeley para formar a Associação Amadora de Softbol do Colorado.

A primeira liga nasceu em 1900, em Minneápolis, onde os bombeiros locais praticavam o jogo nas horas vagas. Cinco anos antes, um membro do grupo, Lewis Rober, tinha adaptado uma bola de 30 centímetros de diâmetro com uma cobertura igual a da bola de beisebol. A versão atual da bola de softbol deriva daquela inventada por Rober. Com a modificação feita por ele, os jogos começaram a ser disputados ao ar livre.

Em 1931, foi formada uma equipe com jogadores maiores de 75 anos que percorreu o país com a intenção de fazer conhecer o softbol em todo o território dos Estados Unidos. Em 1933, junto com a Feira Mundial de Chicago, foi disputado o primeiro campeonato nacional de softbol amador.

Em 1934, a popularidade do esporte obrigou a fundação da ASA (American Softball Association) e a organização de competições. Em 1952, foi criada a Federação Internacional de Softbol, com a participação de vinte países, entre eles Austrália, Japão, Argentina, Reino Unido e Canadá. Os primeiros campeonatos mundiais foram disputados em 1965, quando equipes femininas de cinco países competiram na Austrália. Um ano depois, o primeiro Campeonato Mundial masculino foi disputado no México.

A primeira participação do esporte nos Jogos Pan-Americanos aconteceu em 1979, em San Juan, Porto Rico, tanto na disputa para homens quanto para mulheres. Em 1991, o softbol feminino foi selecionado para estrear no programa oficial dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. A escolha fez parte de um acordo com aqueles que pediam a inclusão do beisebol feminino na Olimpíada. Na decisão, ficou estabelecido que o beisebol permaneceria reservado aos homens e as mulheres participariam do softbol.