UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Maria Elisa Harumi Tanaka

Data e local de nascimento:
19/10/1986, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
63 kg /1,62 m

Residência:
Rio Claro (SP)

Posição:
Defensora externa

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Sétimo lugar

Mary

Maria Elisa virou Mary na seleção brasileira de softbol. Longe de São Paulo, ela treina com a equipe apenas nos finais de semana. E são todos eles. "Todo final de semana, eu vou [para São Paulo]. É uma correria", relata a jogadora, que mora em Rio Claro por causa da sua faculdade de Educação Física.

Durante a semana, a defensora Mary tem que improvisar. Faz condicionamento físico e corrida na pista de atletismo da faculdade, mas fica sem poder treinar com bola. "Treino na frente do espelho. Só fazendo movimento", conta a atleta de 20 anos.

Mesmo com a precariedade dos treinamentos, ela não reclama e não vê desvantagem para as outras jogadoras. "É muito tempo que estou treinando já. Acho que não atrapalha", lembra. Mary pratica o softbol desde os 10 anos, quando começou no clube Nippon Blue Jays, que está até hoje.

Foi aos 15 anos que ela estreou na seleção brasileira junior e não saiu mais. Mesmo assim, ela admite o nervosismo antes de começar o Pan: "Dá frio na barriga, né?".

Uma semana antes da abertura dos Jogos, dia 13 de julho, Mary ainda se esforçava na faculdade no interior de São Paulo. O motivo: as greves das univesidades públicas do Estado atrasaram seu cronograma. "Vou bem em cima da hora para o Rio", diz. Ainda bem que o softbol teve início só no dia 23.

Mas Mary não se saiu como imaginava. Afinal o time só conseguiu vencer a disputa do sétimo lugar, no jogo contra a seleção de Porto Rico e pelo mínimo placar de 1 a 0. Os três primeiros jogos, contra Colômbia, Estados Unidos e Cuba terminaram sem nenhum ponto brasileiro.