UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Mariana Sayure Abe

Data e local de nascimento:
25/06/1986, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
57 kg /1,57 m

Residência:
São Paulo (SP)

Posição:
Defensora

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Sétimo lugar

Mariana Abe

Mariana é paulista, joga no time Coopercotia Atlético Clube, na posição de Jardineira Esquerda. Como a maioria das garotas da seleção, ela iniciou no esporte muito nova, quase que como brincadeira de criança. Com o tempo, a dedicação ao softbol tornou-se parte de sua vida. "Sou teimosa e persistente. Algumas pessoas vêem isso como defeito. Para mim é qualidade. Quando acredito vou até o fundo".

Para ela, a estréia da seleção brasileira nos Jogos Pan-Americanos de 2007 foi fruto do árduo trabalho de toda uma geração. Quase toda a família já participou do esporte. "Meu tio foi técnico de beisebol de Piedade. Fui um final de semana jogar com meus primos e meu pai me levou para treinar no Coopercotia. Lá permaneci até hoje". O empenho de Mariana no esporte estimulou a mãe, Elza Sumiko Hojo Abe, que também aderiu ao softbol.

Elza, porém, nada pôde fazer para ajudar a filha no Pan. E ambas tiveram que se contentar com o sétimo lugar após uma vitória por 1 a 0 sobre Porto Rico. Nos primeiros três jogos, a seleção foi derrotada três vezes. Colômbia, Estados Unidos e Cuba foram as vilãs.

Aos 21 anos de idade, Mariana cursa o último ano do curso de Educação Física na UniFMU de São Paulo. Realista, ela não cria expectativas de ganhar a vida com o esporte que gosta. Depois que se graduar pretende seguir carreira na área, mas o softbol parece que sempre fará parte da vida desta atleta.