UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Camila Terumi Ariki

Data e local de nascimento:
15/02/1984, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
58 kg /1,65 m

Residência:
Botucatu (SP)

Posição:
Defensora

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Sétimo lugar

Camila Ariki

Camila costuma dizer que começou a "brincar" de softbol aos 8 anos de idade, quando acompanhava o pai, Teruo Ariki, que jogava no time de beisebol do Santo Amaro Nikkey Esporte Clube.

Atualmente, a jogadora tem 23 anos e divide sua energia em atividades das quais acredita e gosta: cursa a Faculdade de Medicina na Universidade de São Paulo (Unesp) de Botucatu e treina com a seleção. "Mesmo com muitos compromissos e árduos estudos para ingressar na Faculdade de Medicina, nunca deixei de praticar o softbol, aonde aprendi e fiz muitas amizades".

Esta paulistana, que joga na 3ª base e compõe o mesmo time do pai, o Santo Amaro Nikkey Esporte Clube, treina duas horas por dia durante a semana e dedica tempo integral nos finais de semana ao esporte. Suas expectativas para os Jogos eram otimistas: "Espero que o time faça excelentes partidas para chegar ao pódio e garantir uma medalha".

Não deu certo e o time batalhou para não ficar na última posição. Ganhou de 1 a 0 de Porto Rico e conseguiu o sétimo lugar. Mesmo assim, ela diz que o softbol é mais que um esporte: representa um centro de aprendizado, convivência de amigos e familiares e, acima de tudo, um grande meio de crescimento pessoal.

“O softbol, assim como outros esportes coletivos, nos ensinam e nos preparam para enfrentar situações adversas. Tenho muito a agradecer a todas as pessoas envolvidas neste processo, mas principalmente aos meus pais que me acompanham nos treinos e jogos, participando e estimulando a pratica do esporte".