UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Esporte em que atletas saltam de trampolins flexíveis ou de plataformas fixas em uma piscina, fazendo acrobacias e obtendo pontos pela graça, estilo, técnica, destreza, elegância e controle dos movimentos demonstrados em cada evolução até a água.

Existem três tipos de saltos ornamentais: trampolins de 1 e 3 m e plataforma de 10 m. Nos Jogos Pan-Americanos, são disputados duas modalidades: trampolim de 3 m e plataforma de 10 m - individual e sincronizado. Durante as competições masculinas, cada atleta deve realizar seis saltos, enquanto as mulheres saltam cinco vezes.

Após cada salto, o árbitro faz um sinal aos juízes com o apito. Os sete juízes, que não se comunicam entre si, imediatamente divulgam suas notas, que variam de zero a dez. Depois de apresentadas, a nota mais alta e a mais baixa são excluídas. O restante é somado e multiplicado pelo grau de dificuldade do salto. Os juízes avaliam os atletas em quatro momentos: partida, início, vôo e entrada n'água.

Até 24 horas antes de se apresentar, o atleta deve mandar uma lista com os saltos que vai tentar na competição. Existem mais de 90 tipos de saltos. Se ele for diferente do anunciado, a nota é zero. Só se considera que o salto terminou depois que o corpo inteiro desaparece sob a superfície da água.

Na prova de saltos sincronizados, dois atletas pulam ao mesmo tempo e são avaliados por nove juízes. Quatro deles avaliam os saltadores individualmente e cinco observam a atuação em conjunto.

A plataforma é rígida e estável, e fica a dez metros de altura da piscina. A base da plataforma, com seis metros de comprimento e 2,6 m de largura, é coberta por material antiderrapante. Já o trampolim é feito de alumínio, tem meio metro de largura por 4,8 m de comprimento.

A piscina recebe jatos de água limpa constantemente para que o estado da superfície permaneça o mesmo para todos os competidores.