UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Tammy Galera Takagi

Data e local de nascimento:
11/03/1991, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
58 kg / 1,60 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Provas:
Trampolim de 3 m sincronizado

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no
Pan-2007:

Quarto lugar

Tammy Galera

Na sua estréia nos Jogos Pan-Americanos, a saltadora Tammy Galera ficou no quarto lugar do trampolim de 3 m sincronizado, prova em que competiu ao lado da parceira Juliana Veloso.

Em uma modalidade com poucas revelações, a entrada de Tammy Galera para a equipe brasileira de saltos ornamentais que vai disputar o Pan foi a grande surpresa. Com apenas 16 anos de idade, a atleta do Fluminense estará ao lado da mais forte do grupo, Juliana Veloso, dona de duas medalhas conquistadas em Santo Domingo-2003.

Tammy conquistou a vaga para os Jogos do Rio depois de uma série de tomadas de índices e da análise da comissão técnica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). No último torneio com tomada de tempos para o Pan, o Troféu Brasil de saltos, realizado em abril, ela venceu o trampolim de 3 m sincronizado ao lado de Juliana, que fez questão de disputar a prova para ajudar a companheira de clube.

Empolgada, Tammy ainda venceu a prova individual do trampolim de 3 m, no último dia do evento. Foi sua primeira conquista em competições individuais adultas. A atleta considerou ideal a forma como fará sua estréia. "Ainda é cedo para eu competir sozinha no Pan, mas acho que o salto sincronizado está de bom tamanho. Estou no caminho certo", disse.

O primeiro esporte de Tammy foi a ginástica olímpica. Ela praticava a modalidade junto com a irmã Úrsula Flores, que foi vice-campeã brasileira, mas teve de abandonar a carreira depois do acidente com o ônibus da equipe de ginástica, em 1997. Úrsula não é a única influência esportiva de Tammy em sua família, já que ela também tem como irmão o jogador de futebol Roger (ex-Fluminense e atual Corinthians).

Depois de mudar de modalidade, Tammy não demorou muito para despontar. Em 2005, ela foi prata nos trampolins de 1 e de 3 m e bronze nas provas de plataforma e plataforma sincronizada no Sul-Americano do Chile, no grupo B.

Este ano, foi bronze no Sul-Americano juvenil da Venezuela, nos trampolins de 1 e 3 m e também na plataforma grupo A. No final de junho, Tammy participou com a equipe da última competição preparatória para o Pan, o GP de Rostock, na Alemanha. Ao lado de Juliana, Tammy ficou em nono lugar na disputa do trampolim sincronizado, com 251,52 pontos.