UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Juliana Rodrigues Veloso

Data e local de nascimento:
22/12/1980, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
59 kg / 1,60 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Provas:
Plataforma, trampolim de 3 m, trampolim de 3 m sincronizado

Participações no Pan:
Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003, e Rio de Janeiro-2007

Desempenho no
Pan do Rio:

Medalha de bronze na plataforma de 10 m; quarto lugar no trampolim de 3 m e no trampolim de 3 m sincronizado

Juliana Veloso

Em sua primeira prova no Pan do Rio de Janeiro, Juliana Veloso conquistou a medalha de bronze na plataforma de 10 m. Depois de terminar em primeiro nos dois primeiros saltos, ela não conseguiu manter o ritmo e caiu para a terceira posição.

Já no trampolim de 3 m, Juliana se recuperou após terminar em sétimo nas eliminatórias, mas não o suficiente para voltar ao pódio. A brasileira terminou em quarto na competição.

No último dia de disputas, a saltadora ficou na quarta posição no trampolim de 3 m sincronizado, ao lado da parceira Thammy Galera.

Juliana sofreu uma lesão na panturrilha da perna direita no último salto de aquecimento para o Mundial de Melbourne, em março, e ficou fora da disputa. Em recuperação, participou do Troféu Brasil, última prova classificatória da modalidade para o Pan, em abril, apenas no trampolim de 3 m sincronizado, para ajudar sua companheira de equipe, Tammy Galera, a também conseguir a classificação para os Jogos.

As duas treinam no Fluminense, sob o comando da treinadora Andréia Boehme. Juliana trocou de técnico menos de dois meses antes do Pan, encerrando a parceria com o cubano Francisco Ferrer para voltar a trabalhar com Andréia, que já havia orientado a atleta no começo da carreira.

Depois das conquistas, a atleta afirmou estar com "cãibras" de tanto sorrir, principalmente porque o bronze no trampolim foi uma surpresa, já que ela não havia planejado disputar a prova, por causa de uma fratura por estresse no pé. Ela dedicou todo o treinamento para a plataforma e mudou de idéia em relação à outra prova na última hora.

No mesmo ano de 2003, Juliana também foi vice-campeã da plataforma na Super Final do Grand Prix da Federação Internacional de Esportes Aquáticos.

Seu primeiro Pan foi o de Winnipeg-1999, e ela saiu da competição com um sexto lugar na plataforma e em oitavo no trampolim. No ano seguinte, fez sua estréia em Olimpíadas, nos Jogos de Sydney, conseguindo a 19ª posição na plataforma e o 35º no trampolim.

E, antes mesmo do feito histórico no Pan de 2003, a atleta também foi a primeira do país a alcançar a final de um mundial, no ano de 2001, em Fukuoka, no Japão. No Mundial de Barcelona-2003, ela foi 13ª na plataforma.

Na temporada seguinte, Juliana participou dos Jogos Olímpicos de Atenas, terminando com um 16º lugar na plataforma de 10 m e um 18º no trampolim de 3 m, melhorando seus resultados em relação à edição anterior, de 2000.

Juliana Veloso tem o esporte em sua carga genética. Filha e irmã de saltadores, ela até tentou praticar uma outra modalidade, mas o talento falou mais alto. Aos sete anos de idade, quando assistia a uma competição do irmão, foi convidada a participar e acabou sendo campeã brasileira na categoria mirim.

Mesmo assim, somente aos dez anos de idade, decepcionada com a falta de bons resultados, resolveu abandonar a ginástica olímpica e se dedicar ao esporte preferido da família. E logo passou a dominar o continente, vencendo seis vezes o Sul-Americano em sua especialidade, a plataforma (1996-1998-2000-2002-2004-2006).

Nada mais natural, portanto, do que agradecer aos pais Júlio e Eneida com medalhas. O que ela fez em Santo Domingo, ao conquistar a prata. A atleta planeja dar uma pausa na carreira depois das Olimpíadas de Pequim-2008 para ter filhos. Ela é noiva do jogador de futsal Andrey Neves.