UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Hugo Pellicer Parisi

Data e local de nascimento:
01/08/1984, em Brasília (DF)

Peso/Altura:
63 kg / 1,71 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Prova:
Plataforma, plataforma sincronizada

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no
Pan-2007:

Quarto lugar na plataforma de 10 m sincronizada; quinto lugar na plataforma de 10 m

Hugo Parisi

Em seu primeiro Pan, o saltador Hugo Parisi ficou na quarta colocação na plataforma sincronizada, ao lado de Cassius Duran. Hugo terminou a competição com o quinto lugar na plataforma de 10 m.

Caçula dos três atletas do masculino que representam o Brasil no torneio de saltos ornamentais do Pan, Hugo Parisi não é novato. Mesmo estreante em Pans, ele já tem a experiência de ter participado de uma Olimpíada, em Atenas-2004.

O primeiro contato do brasiliense com o esporte veio ainda cedo, aos seis anos de idade. Depois de uma passagem pela natação, ele foi levado pelos pais para os saltos ornamentais. E o que começou como uma grande diversão com os amigos em sua cidade natal acabou virando coisa séria.

No ano 2000, Parisi deixou Brasília para ser atleta do Vasco, no Rio de Janeiro. Dois anos depois, foi defender outro grande clube carioca, o Fluminense. Em 2004, ele foi para a Apoe (Associação Peneira Olímpica de Esportes), onde permanece até hoje, treinando com o cubano Francisco Ferrer. Ele também participa de projetos da associação com crianças, que busca novos talentos da modalidade.

Mais novo do trio do Pan, Parisi está atrás dos colegas em resultados. Ao contrário de Cassius Duran, que já ganhou medalha de prata no Pan de Santo Domingo, ou de César Castro, que foi finalista olímpico, Parisi ainda busca maior destaque na modalidade.

Seu primeiro título de expressão veio aos 18 anos, quando foi vice-campeão Mundial juvenil de 2002, na Alemanha, na prova do trampolim de 3 m sincronizado, ao lado de Ubirajara Barbosa. No final da temporada, contudo, uma hérnia de disco atrapalhou seu calendário esportivo, e ele não chegou nem mesmo a buscar uma vaga para o Pan de Santo Domingo, em 2003.

Apenas em 2004, quando já estava recuperado, conseguiu de forma inesperada a classificação para as Olimpíadas. Parisi foi o último brasileiro a assegurar vaga, com o quarto lugar no GP de Roma. Ele somou 431,76 pontos na competição, suficientes para a classificação no lugar do companheiro do Mundial juvenil Ubirajara Barbosa.

O resultado surpreendeu o próprio Parisi, que esperava alcançar o índice olímpico, mas não apostava na quarta colocação. Estreante em Olimpíadas, ele ficou com o 32º lugar entre os 33 participantes na prova da plataforma de 10 m.

Em 2006, o brasiliense foi campeão sul-americano absoluto na plataforma. Na temporada 2007, ele conquistou novamente um quarto lugar em um GP da Federação Internacional de Esportes Aquáticos, desta vez na etapa americana, em Fort Lauderdale. Em Rostock, na Alemanha, ficou em sexto lugar na semifinal A. O evento foi o último preparatório para o Pan.