UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Evelyn Winkler

Data e local de nascimento:
27/03/1981, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
52 kg / 1,58 m

Residência:
São Paulo (SP)

Prova:
Plataforma sincronizada

Participações no Pan:
Winnipeg-1999, Rio de Janeiro-2007

Campanha no
Pan-2007:

Quinto lugar

Evelyn Winkler

Evelyn Winkler não foi bem na sua participação no Pan 2007. Ao lado de Milena Sae, ela ficou na quinta e última posição da plataforma sincronizada de 10 m, em que as canadenses Emilie Heymans e Marie-Eve Marleau faturaram o ouro.

Apesar do resultado, a brasileira não se disse chateada após a prova. "Estou feliz, é muito bom competir com essa torcida. Se eu pudesse dar medalha, daria para o público, de ouro", brincou Evelyn. "Nossa pontuação não foi fraca, vamos para o Circuito Mundial", acrescentou.

A infância de Evelyn foi ocupada pela ginástica olímpica e a natação, que ela praticava no Flamengo como uma brincadeira. Até que, aos 12 anos, seus pais vieram para São Paulo, ela voltou a fazer natação, desta vez no Pinheiros, e ficou curiosa ao ver os treinos de saltos ornamentais. "Um dia resolvi experimentar e não saí mais", conta.

Um ano depois de começar a treinar, ela entrou para a seleção brasileira júnior, em 1994. Sua primeira competição no adulto foi o Sul-Americano da Venezuela, em 1998. "Eu fiquei em segundo lugar na prova de 1 metro, que não faço mais", lembra.

Na temporada seguinte, Evelyn participou do Pan de Winnipeg-1999 na plataforma e no trampolim de 3 m, mas acabou não conseguindo se classificar para Santo Domingo-2003.

Também ao lado de Milena Sae, Evelyn ficou em sétimo lugar no ranking mundial da prova, em 2006, quando as duas foram vice-campeãs sul-americanas. Na temporada, elas também disputaram a Copa do Mundo de saltos, em Shangshu, na China, terminando na nona colocação.