UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Thiago Almeida

Data e local de nascimento:
14/01/1980, em Cariacica (ES)

Peso/Altura:
70 kg / 1,65 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Prova:
Quatro sem leve

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Quarto lugar

Thiago Almeida

"Dos meus amigos, acho que só dois sobreviveram e se não fosse o remo não sei o que ia ser". A afirmação é de Thiago Almeida, ou Capixaba como é conhecido, que começou no remo quase que obrigado pela mãe. Thiago estava passando muito tempo na rua e o fato não agradava a mãe que, por indicação de uma amiga o conseguiu uma bolsa para o filho aprender a remar.

Mas, no início, Thiago não queria. "Eu não gostava. A rua é muito legal. O esporte é bom, mas demora até conhecer isso", contou. E como não conseguia convencer o filho, a via mais fácil foi a das ameaças. "Minha mãe pegou uma vara de goiabeira e me ameaçou, aí então eu fui".

E desde então não parou mais. Com um mês, o técnico lhe pediu que remasse em uma regata e, dali a um mês, se vencesse, receberia uma bicicleta. Dito e feito. Foi então que Thiago percebeu que valia a pena trocar a vida da rua pela do remo.

Em 1999 recebeu o primeiro convite para ir competir no Rio de Janeiro, mas acabou recusando por já estar estabelecido em um emprego. Continuou no Espírito Santo e foi aconselhado pelo técnico a fazer uma faculdade. Então, entrou em educação física, curso que concluiu no ano passado.

Depois disso Thiago resolveu se estabelecer no Rio de Janeiro, a convite do Flamengo. Logo, o atleta já estava com a vaga garantida na seleção brasileira. Mas, de acordo com ele não foram só os treinos que o fizeram conquistar a vaga. Thiago tinha um uniforme, uma meia e uma cueca da sorte. No Pan, porém, o uniforme não poderá ser utilizado, uma vez que o COB determinou as roupas dos atletas. Ele diz que tentará esconder a meia e que a cueca já foi trocada há algum tempo.

Com tanta superstição era de se esperar que Thiago pensasse na medalha de ouro. Justamente. Com um barco composto de atletas já bastante experientes ele acreditava que poderia chegar no pódio do Pan 2007. E, se for com sua meia da sorte, melhor.

Mas quem contava tanto com a sorte acabou se deparando um grande azar. Afinal, apenas quatro centésimos de segundo fizeram com que o barco de Thiago ficasse sem a medalha de bronze.