UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
José Carlos Gonçalves Sobral Júnior

Data e local de nascimento:
09/03/1979, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
70 kg / 1,82 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Prova:
Skiff duplo leve

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Quarto lugar

Sobral Júnior

José Carlos Gonçalves Sobral Júnior, ou simplesmente Sobral, não conquistou nenhuma medalha nos Jogos Pan-Americanos 2007. Mesmo assim haverá festa para o remador. Isso porque o remador está de casamento marcado para logo depois da competição continental.

Mesmo assim, o compromisso não alterou sua rotina de treinamentos até o dia das provas. O remador, que compete junto com o parceiro de Thiago Gomes desde 1992, já conquistou uma medalha de prata no Pan de 2003, em Santo Domingo, e está treinou o suficiente para não repetir a situação que tirou de suas mãos a medalha de ouro.

Apenas 37 centésimos os deixaram na segunda colocação e deram o a medalha de ouro para os cubanos. Mesmo assim o brasileiro encarou a derrota como um incentivo para treinar mais e mais. E de certa forma deu certo.

Isso porque ele e seu parceiro acabaram sendo o primeiro barco brasileiro peso-leve na Olimpíada de Atenas. Entretanto, o desempenho da dupla ficou muito aquém do que era esperado pelos remadores e pela torcida. Os brasileiros que esperavam chegar à final B, ficando entre os doze melhores do mundo, não conseguiram nem mesmo alcançar a final C, ficando em 19º, atrás de Hong Kong e Uzbequistão.

Formado em Administração de Empresas, em 2007 Sobral conseguiu dar prioridade total ao remo, uma vez que não tinha mais que se preocupar com a faculdade.

Remador desde os 12 anos de idade, Sobral conta que se interessou pelo esporte por mera curiosidade. Natural do Rio de Janeiro, ele morava em frente a Lagoa Rodrigo de Freitas e sempre assistia aos treinos ali realizados. Desta vez foi ele que o observado na Lagoa, mas competindo pelo Brasil.

Mas, no final Sobral não conseguiu o resultado que pretendia. Terminou em quarto lugar, atrás dos cubanos Eyder Batista e Yunior Perez, dos norte-americanos Rich Montgomery e Andrew Liverman, e dos chilenos Felipe Leal e Miguel Cerda. Sobral e seu parceiro Thiago Gomes ficaram a 6s62 dos vencedores e a 1s9 dos terceiros.