UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Ronaldo da Gama Vargas

Data e local de nascimento:
05/06/1976, em Canoas (RS)

Peso/Altura:
70 kg / 1,65 m

Residência:
Porto Alegre (RS)

Prova:
Quatro sem peso-leve

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Quarto lugar

Ronaldo Vargas

Se é prerrogativa para uma pessoa se tornar um remador é a altura, Ronaldo, ou Roni como é conhecido, não teria chance alguma com seus poucos 1,65 m. E de fato no início de sua carreira como remador, quando tinha somente 13 anos, não teve. Roni foi colocado para ser timoneiro, ou seja, o atleta que não rema efetivamente, mas cuida da condução do barco. Mas ele não reclamava. "Acabei gostando mais do ambiente do que do remo propriamente", confessa.

Porém essa posição não durou muito e logo Roni já se encontrava dentro do barco e remando. E parecia que Roni levava jeito. Pelo menos, na categoria júnior ele ganhava quase todas as competições de que participava. Mas não foi sempre assim. Na transição para a categoria adulta Roni sentiu todas as dificuldades e pressões a que um atleta é submetido. Não bastasse os problemas que enfrentava com o esporte, Roni ainda teve que superar a morte da mãe.

A perda foi demais para o atleta que já mostrava sinais de desânimo e ele abandonou a carreira entre 1994 e 1997. Porém o intervalo não foi o suficiente para que Roni não competisse nos Jogos Pan-Americanos de 2003, em Santo Domingo. E foi no skiff quádruplo peso leve que o atleta conseguiu a medalha de prata, experiência que o motivou bastante. "Foi legal porque quando é o primeiro Pan é tudo muito novidade".

A prata, porém, só veio depois quando Roni já estava no Brasil. A cerimônia tardia se deveu ao fato que de eles tinham terminado em terceiro, mas os argentinos, que ficaram em segundo, teriam ficado com a prata se não estivessem dopados. Roni também não se importou com o fato de não subir no pódio em Santo Domingo. "Foi até melhor porque meu filho pode acompanhar a premiação".

Filho, que é um dos grandes companheiros de Roni. Afinal é ele que o acompanha sempre que pode. No Pan de 2007, porém, Roni não competiu com o filho presente, mas sabia que enquanto ele estiver dentro da água a torcida foi grande.

Mesmo assim não adiantou muito. Foram apenas quatro centésimos de segundo que separaram o barco brasileiro do pódio. Os quatro remadores ficaram em quarto lugar, atrás dos cubanos, que ficou em terceiro. O Canadá terminou com o ouro e os Estados Unidos com a prata.