UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Renan Koplewski de Castro

Data e local de nascimento:
23/03/1987, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
81 kg / 1,84 m

Residência:
São Paulo (SP)

Prova:
Quatro sem e oito com

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Sexto lugar e Medalha de prata

Renan Castro

O primeiro na família de Renan a remar foi o avô. Depois veio o primo, que acabou inspirando o próprio Renan e seu irmão. Aí quem resolveu treinar remo foram seus dois outros primos e para finalizar a mãe de Renan também aderiu ao esporte. Com tanta gente treinando remo dava até para montar um barco só da família.

Entre os remadores, a preferida de Renan é a mãe. E é dela, que este atleta da seleção brasileira de remo que competiu no Pan 2007, sente mais orgulho. "Minha mãe fazia uns sacrifícios para levar a gente para treinar. Às vezes ela até dormia no carro e hoje está aí, ganhando tudo".

Porém foi Renan que competiu no Pan, na categoria quatro sem e oito com. E embora priorizasse a primeira só conseguiu uma boa colocação na segunda. Na prova do quatro sem, se classificou para a final, mas terminou em último. Enquanto isso, no oito com saiu com a prata. Antes da competição Renan foi animado para a prova: "Estou me sentindo muito bem e acredito que este barco irá lutar até o final".

E ele sabia da responsabilidade que tinha. Afinal era o mais jovem de um barco de remadores bastante experientes. "Tem gente que tem a minha idade só de remo", afirma. Para isso passou por uma rotina de treinos bastante difícil. Foram seis horas diárias, com poucos intervalos para descanso. Tudo isso para que Renan fizesse uma prova impecável.

"Se tiver qualquer problema é culpa do mais novo", afirmava rindo antes de competir. Porém, ninguém ousou culpá-lo depois da última colocação na final do quatro sem. Ele não sabia disso e justamente por essa responsabilidade que Renan abriu mão de quase tudo para treinar para o Pan. Trancou a faculdade de odontologia, que lhe tomava grande parte do tempo. Afinal, acordava às quatro horas da manhã e só ia dormir depois da meia-noite, quando as aulas na faculdade terminavam.

Nos dois últimos meses só se dedicou ao remo e à equipe. Dia e noite. Porém foi exatamente no dia da competição que Renan se afastou dos outros atletas, mas para se concentrar. Ele prefere ficar sozinho antes da prova, ou como ele mesmo diz "gosto de ficar no meu canto". São apenas tons de um novato rebelde, mas aplicado.