UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Mônica Anversa Fuchs

Data e local de nascimento:
28/11/1971, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
68 kg / 1,73 m

Residência:
São Paulo (SP)

Prova:
Skiff quádruplo

Participações no Pan:
Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Quinto lugar

Mônica Anversa

Talvez se Mônica não conseguisse passar no vestibular para o curso de Farmácia-Bioquímica da Universidade de São Paulo (USP) ela jamais conhecesse o remo e continuasse a ensaiar os passos dentro de um vestido e usando sapatilhas. Isso porque uma das atuais atletas da seleção brasileira de remo foi, por muito tempo, bailarina: "Eu era profissional mesmo".

Porém, ao entrar na faculdade, Mônica se deparou com uma obrigação cursar alguma cadeira da faculdade de educação física. Como tinha algumas amigas treinando remo, a decisão foi fácil e em pouco tempo já estava se destacando dentro do barco.

E não foi preciso muito tempo para que atleta conseguisse uma vaga na seleção brasileira. Apenas três anos depois que começou a treinar, Mônica conseguiu a vaga para ser a primeira mulher brasileira a participar de uma competição internacional: o Campeonato Sul-Americano. Foi também sua estréia como selecionada do Brasil.

Em 1999, participou do primeiro Pan em uma prova individual. "Foi muito legal, a organização estava perfeita e eu sabia que ia ter adversários muito difíceis". E não foi diferente do que imaginava mas, mesmo assim, Mônica acabou terminando na quinta colocação.

Um pouco pior do que sua colocação nos Jogos Pan-Americanos de 2003, em Santo Domingo, o quarto lugar. Para o Pan 2007 ela queria manter a projeção de crescimento: "Ou subimos no pódio, ou...". Mônica não via outra alternativa, senão a medalha. Mas foi obrigada a se contentar com o quinto e último lugar. O barco de Mônica conseguiu a vaga para a final, mas acabou em último lugar, a pouco mais de 35 s das primeiras, as canadenses.

Ela acompanhou o treino da seleção brasileira de seis horas diárias, sem dias de descanço.

Só parou nas tardes de sábado e domingo, quando dedicava todo seu tempo ao filho Nicolas, de dois anos. Se conseguisse a tão sonhada medalha ela já ofereceria para o filho, mas acabou apenas com o quinto lugar.